Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Promessas falhadas

13 mai, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

Em Portugal tem sido comum, mas nos Estados Unidos assume uma gravidade ainda maior. Veja-se os casos de Guantanamo e da Síria.

Nada desprestigia tanto a democracia como não cumprir promessas feitas em campanha eleitoral pelos políticos. Quando alcançam o poder, afinal não as cumprem.

Entre nós, os três últimos primeiros-ministros prometeram, todos eles, não subir impostos – e depois subiram-nos.

Quando se trata do Presidente dos Estados Unidos, a questão é particularmente grave. Na sua primeira campanha presidencial, Obama prometeu fechar Guantánamo, uma prisão dos EUA em Cuba, onde estão 166 prisioneiros sem direito a julgamento, vários deles há 11 anos.

Cerca de 100 desses prisioneiros iniciaram uma greve da fome, sendo alimentados à força. Obama ainda não conseguiu acabar com este atentado à justiça e à imagem dos Estados Unidos no mundo.

Na Síria, os recuos de Obama não se limitam à questão das armas químicas, já aqui referida. Há dias, o vice-presidente, John Kerry, foi a Moscovo e fez um acordo com Putin para promover uma conferência de paz sobre a Síria.

Parece positivo, só que os Estados Unidos renunciaram ao derrube do regime sangrento de Assad, que antes consideravam uma condição indispensável para resolver a situação síria.