Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Agitação perigosa na Venezuela

19 abr, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

Já se ouvem vozes a pedir a prisão de Capriles. Maduro deve tomar posse esta sexta-feira, mas os Estados Unidos não o reconhecem como Presidente. Não, enquanto não houver uma recontagem dos votos.

Contra as previsões, foi muito curta – apenas 1% dos votos – a alegada vitória do candidato “chavista”, Nicolas Maduro, nas eleições presidenciais de domingo na Venezuela.

O candidato da oposição, Capriles, pediu a recontagem dos votos. Foi-lhe negada. Entretanto, houve manifestações e distúrbios no país, que terão causado pelo menos sete mortes.

Para evitar mais confrontos, Capriles cancelou uma marcha de protesto. Pelo contrário, o regime “chavista” multiplicou as ameaças contra os seus opositores. Por exemplo, os deputados da oposição que não declarem aceitar a vitória de Maduro são impedidos de votar no Parlamento.

Mais grave: já se ouvem vozes a pedir a prisão de Capriles.

Maduro deve tomar posse hoje. Os Estados Unidos não o reconhecem como Presidente da Venezuela enquanto não se realizar a pedida recontagem dos votos. Maduro acusa os americanos das piores conspirações.

Seja como for, é manifesto que a Venezuela entrou num declive perigoso. O “chavismo” sem Chavez não parece ter condições de sobrevivência, a prazo. Mas entretanto poderá haver muita violência.