Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Ideias erradas

10 abr, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

É falso dizer que é necessário compensar os artigos chumbados pelo Tribunal Constitucional com mais austeridade, por exemplo.

Nos últimos dias, várias ideias erradas enraizaram-se na opinião pública. É o caso da convicção de que na próxima sexta-feira, em Dublin, na reunião informal do Ecofin (ministros das Finanças da União Europeia), precedida da reunião do Eurogrupo (apenas os 17 da Zona Euro), será tomada uma decisão sobre prolongar os prazos de pagamento dos empréstimos a Portugal e à Irlanda, no quadro dos programas de assistência.

O assunto será abordado, mas uma decisão virá depois.

Outra falta de rigor é dizer que compensar as decisões do Tribunal Constitucional significa mais austeridade. Não é verdade: é preciso encontrar medidas equivalentes aos 1.300 milhões, líquidos, retirados pelo tribunal.

Haverá mais austeridade, sim, mas por causa de outros cortes na despesa que a “troika” exige.

E quase ninguém repara em que parte desses 1.300 milhões irá estimular o consumo. Decerto que, até por precaução, muitos funcionários e pensionistas que vão afinal receber subsídio de férias (com que não contavam) não o gastarão todo. Mas gastarão alguma coisa, o que já será uma pequena ajuda à economia.