Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Um teste à China

01 abr, 2013

Coreia do Sul teve um crescimento económico espectacular, tornando-se um país desenvolvido e democrático. Pelo contrário, a Coreia do Norte é há décadas uma feroz ditadura, onde milhões morrem à fome.

A guerra da Coreia (1950-1953) foi o primeiro conflito armado da guerra fria. Apoiados pelos chineses, os norte-coreanos invadiram o Sul e só foram de lá expulsos depois de os Estados Unidos entrarem em força a combater.

Depois, a Coreia do Sul teve um crescimento económico espectacular, tornando-se um país desenvolvido e democrático. Pelo contrário, a Coreia do Norte é há décadas uma feroz ditadura, onde milhões morrem à fome. O que não impressiona a “monarquia comunista” que manda no país. O actual líder, Kim Jong-un, é filho e neto dos anteriores tiranos.

A Coreia do Norte declarou guerra à Coreia do Sul e aos EUA. Parece mais uma provocação do que uma ameaça séria. É decisivo o papel da China, que empurrou os norte-coreanos para a guerra terminada faz em Julho 60 anos.

Mao disse, há décadas, que pouco se importava com uma guerra nuclear: mataria metade da população da China, mas ainda ficaria a outra metade. Esperemos que a nova liderança em Pequim tenha outra atitude. Esta perigosa situação é um teste aos novos líderes chineses.