Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Políticos comentadores

25 mar, 2013

Fica sempre no ar a dúvida sobre se os comentários de quem está na política, ou pode vir a ela regressar, decorrem de uma agenda política pessoal.

O anterior primeiro-ministro, José Sócrates, irá ter um espaço regular de comentário na RTP. A notícia provocou compreensível alvoroço, até por se tratar de um canal público. Além disso, este será mais um caso de políticos que, simultaneamente, são comentadores. Há cada vez mais na nossa comunicação social portuguesa. Uma originalidade pouco saudável.

Fazendo jornalismo e comentários há décadas, sem nunca ter pertencido a qualquer partido, não o digo por não gostar da concorrência de comentadores que atraem a atenção do público porque são, ou foram, políticos. Naturalmente que um político, e ainda mais um ex-político, têm todo o direito à livre emissão de opiniões.

Os comentadores não políticos também têm preferências políticas – não são neutros, nem podem ser. Mas um comentador que é simultaneamente um político, no activo ou não, tem menos condições de credibilidade e de independência do que um comentador não político. Fica sempre no ar a dúvida sobre se os comentários de quem está na política, ou pode vir a ela regressar, decorrem de uma agenda política pessoal.