Emissão Renascença | Ouvir Online

Ponto de Vista

Estranha transparência

19 abr, 2011

O Governo não gostou que o PSD tenha exigido mais informação sobre a situação das contas públicas portuguesas. As contas do Estado são transparentes, disse o ministro Silva Pereira.

Estranha transparência! Pois não nos andaram a repetir que a execução orçamental corria bem, que não havia qualquer problema? Ora a cada PEC, que iria resolver tudo, seguiu-se sistematicamente outro PEC, sinal de que o anterior afinal falhara... E o ministro das Finanças afirmou há dias que o dinheiro do Estado só chega até Maio.

Multiplica-se o número de empresas públicas e serviços do Estado que já não pagam aos fornecedores e ameaçam não pagar salários. A GNR e a PSP deixaram de descontar para a Segurança Social, por falta de verba. Ou há dificuldades nos pagamentos aos militares. Não é por causa do chumbo do PEC IV…

Os técnicos da Comissão Europeia, do BCE e do FMI estão a passar a pente fino as nossas finanças públicas. Não terão os portugueses, políticos e não políticos, o direito a conhecer a verdadeira situação do país? Ou a verdade é só para estrangeiro ver?