Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Um exemplo britânico

13 mar, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

Parece haver, na Grã-Bretanha, menos facilidades do que em Portugal para os que possuem meios para escapar à prisão. O caso de um ex-ministro apanhado a conduzir em excesso de velocidade é um exemplo.

O longo tempo que a justiça britânica levou a permitir a extradição de Vale e Azevedo para Portugal mostrou que não é perfeita. Mesmo assim, agora deu-nos um exemplo que merece atenção.

Um promissor ex-ministro britânico, possível futuro líder do partido liberal-democrata, foi apanhado em excesso de velocidade há dez anos. Para se livrar de uma pena, por reincidência, declarou que quem ia a conduzir era a sua então mulher, o que esta na altura confirmou.

Entretanto, o ex-ministro divorciou-se e casou com outra mulher. Despeitada, a ex-mulher revelou à polícia serem falsas as declarações dela e do ex-marido feitas há dez anos. Resultado: cada um deles vai passar oito meses na cadeia.

Ou seja, na Grã-Bretanha parece haver menos facilidades do que entre nós para os que possuem meios (bons advogados, por exemplo) para escaparem à prisão. Não é uma justiça de classe, pelo menos no grau em que a nossa infelizmente é.

Repare-se no caso Isaltino de Morais. Já vai no 44º recurso, assim adiando (indefinidamente?) o cumprimento da sentença de prisão a que foi condenado há quatro anos.