Emissão Renascença | Ouvir Online

Israel suspende negociações de paz com Palestina

24 abr, 2014

A decisão surge depois do anúncio de um entendimento entre os dois movimentos palestinianos, Hamas e Abbas, para a criação de um governo de unidade.    

Israel suspende as negociações de paz com os palestinianos. O gabinete do primeiro-ministro israelita justifica a suspensão com facto do grupo Hamas ter assinado um acordo de reconciliação com a Organização de Libertação da Palestina, após sete anos de disputas.

Benjamin Netanyahu fala numa unanimidade em relação a esta decisão de interromper o acordo de reconciliação com os palestinianos e cancelou uma reunião bilateral com a OLP, a uma semana do fim do prazo fixado para as negociações de paz.

Netanyahu acusou Mahmoud Abbas, líder palestiniano, de ter "eleito o Hamas em lugar da paz".

A OLP e o Hamas assinaram esta quarta-feira um acordo e vão agora trabalhar em conjunto para a formação de um Governo palestiniano de unidade nacional, conduzido interinamente por Abbas. O acordo político inclui ainda a convocatória de eleições conjuntas em Gaza e Cisjordânia no prazo de seis meses.

O Hamas, que controla a Faixa de Gaza, não reconhece a existência de Israel e, desde 2007, que rejeitava a legitimidade do governo de Abbas na Cisjordânia.