Emissão Renascença | Ouvir Online

Ucrânia relança operação anti-terrorismo

22 abr, 2014

Decisão após notícias do agudizar da tensão separatista, depois de um político local ter sido encontrado morto.

O governo ucraniano prepara-se para relançar a operação anti-terrorismo no leste do país.

O anuncio foi feito pelo presidente interino, perante as notícias do agudizar da tensão separatista, depois de um político local ter sido encontrado morto.

Ainda de acordo com a Reuters, que cita o Ministério da Defesa da Ucrânia, esta terça-feira um avião militar ucraniano foi atingido por vários disparos, quando fazia um voo de reconhecimento em Slaviansk, cidade do leste do país nas mãos dos separatistas armados pró-russos.

Na tarde desta terça-feira foi também conhecida a notícia da expulsão do primeiro secretário da embaixada canadiana em Moscovo, numa resposta à anterior expulsão, pelas autoridades de Otava, de um adido militar russo.

EUA ameaçam novas sanções contra Moscovo 
De visita a Kiev para mostrar apoio ao Governo interino, os EUA voltam a erguer a ameaça de novas sanções contra a Rússia, dando seguimento ao pingue-pongue de acusações entre os dois países.

Aproveitando o apoio e a presença do vice-presidente norte-americano, Joe Biden, o primeiro-ministro interino ucraniano, Arseni Iatseniuk, acusou a Rússia de ter forças especiais a operar no Leste do país com o objectivo de “perturbar as eleições presidenciais” e exigiu “a retirada do Exército russo da Crimeia”, península anexada por Moscovo em Março.