Emissão Renascença | Ouvir Online

Euromilionários dão 3,6 milhões para independência da Escócia

21 abr, 2014

Colin e Chris Weir, que ganharam o Euromilhões em 2011, têm vindo a fazer donativos ao Partido Nacional Escocês e à Yes Campaign.

Euromilionários dão 3,6 milhões para independência da Escócia

Um casal de Ayrshire, Escócia, tornou-se no maior contribuinte político dos últimos 15 meses no Reino Unido, tendo ultrapassado os donativos de Michael Farmer e James Lupton, apoiantes dos conservadores, com um pouco mais de 1,2 milhões de euros.

Vencedores do "jackpot" do Euromilhões em 2011, no valor de 196 milhões de euros, Colin e Chris Weir, casados há 30 anos, têm apoiado a independência da Escócia.

Nos últimos meses, o casal contribuiu com 3,6 milhões de euros para o Partido Nacional Escocês (SNP), liderado por Alex Salmond, e para a Yes Campaig, a favor da independência da Escócia, um valor três vezes maior ao que a campanha Better Together, a favor da união, conseguiu. Este movimento, liderado por Alastair Darling, reuniu "apenas" um milhão de euros.

De acordo com uma sondagem publicada no início do mês pelo site "Wings over Scotland", excluindo os 14% de eleitores indecisos, 47% dos escoeses tencionam votar "sim" e 53% pensam votar "não" no referendo sobre a independência, agendado para 18 de Setembro.