Emissão Renascença | Ouvir Online

Himalaias

Avalancha vitima 20 alpinistas no Evereste

18 abr, 2014

Acidente provocou 12 mortos, todos guias nepaleses. É considerado o incidente mais grave dos últimos oito anos na região.

Doze alpinistas morreram esta sexta-feira no Monte Evereste, nos Himalaias, depois de terem sido surpreendidos por uma avalancha.

As vítimas são 12 guias nepaleses, informa o Ministério do Turismo do Nepal, citado pela agência Reuters. Há ainda cinco desaparecidos e três feridos.

A avalancha atingiu a rota mais usada pelos alpinistas que se aventuram na montanha mais alta do mundo, com oito mil e 848 metros.

A torrente de neve apanhou os alpinistas de surpresa entre a base da montanha e a base 1. Este é o incidente mais grave nos Himalaias nos últimos oito anos.

No local estão equipas de busca e salvamento apoiados por meios aéreos.

A época de escalada está agora a começar. Mais de 400 alpinistas já subiram ao cume do Evereste desde Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay Sherpa, os primeiros a lá chegar, em 1953. A rota utilizada pelos pioneiros foi a que foi hoje atingida pela avalancha.

Até hoje, morreram no Evereste, que fica na fronteira entre o Nepal e a região chinesa do Tibete, perto de 250 pessoas. O Nepal tem oito das 14 montanhas mais altas do mundo.