Tempo
|

Três dias de luto na Colômbia por morte de Garcia Marquez

18 abr, 2014

Gabriel Garcia Marquez morreu na quinta-feira, aos 87 anos. Corpo do escritor vai ser cremado numa cerimónia privada.

Três dias de luto na Colômbia por morte de Garcia Marquez
A família vai cumprir o pedido do escritor colombiano e vai cremar os restos mortais de Gabriel García Márquez numa cerimónia privada. Entretanto, um pouco por todo o mundo, sucedem-se as reacções à morte do nobel da literatura. O governo colombiano decretou três dias de luto nacional. No México, vai haver uma homenagem pública na segunda-feira.
A Colômbia decretou três dias de luto nacional pela morte do escritor Gabriel Garcia Marquez. O Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, diz que Gabo, como era tratado, demonstrou que a América Latina é um sonho possível.

“Obrigado Gabo. Obrigado mestre. Obrigado pela obra, pelas palavras e o seu exemplo. Obrigado por nos lembrar que a Colômbia e a América Latina não estão nem estarão condenadas a outros 100 anos de solidão e que podemos ganhar. Estamos a ter uma segunda oportunidade nesta terra. Glória eterna a quem mais glória nos deu”, afirmou.

Gabriel Garcia Marquez morreu na quinta-feira, na Cidade do México, aos 87 anos, na sequência de uma infecção pulmonar. “Cem Anos de Solidão” é a obra mais conhecida deste Nobel de Literatura (1982), que também escreveu “Crónicas de uma Morte Anunciada” e “Amor em Tempos de Cólera”.

Segundo um comunicado da família, o corpo de Gabriel Garcia Marquez vai ser cremado numa cerimónia privada.

México vai homenagear Gabriel García Márquez
O México presta homenagem ao escritor Gabriel García Márquez segunda-feira, no Palácio das Belas Artes, o principal recinto cultural do país.

A informação foi avançada através da rede social Twitter, pelo presidente do Conselho Nacional para a Cultura e Artes, Rafael Tovar, que se referiu ao escritor como um "grande amigo" e o "equivalente, em espanhol, aos grandes escritores russos dos séculos XIX e XX".

O Palácio das Belas Artes, no centro histórico da capital mexicana, tem sido o palco de algumas das principais homenagens às grandes figuras da cultura do país.