Emissão Renascença | Ouvir Online

Operação militar em curso na Ucrânia

16 abr, 2014

Governo de Kiev mandou a tropa desalojar separatistas pró-russos que ocuparam instalações do Estado no Leste do país.

Operação militar em curso na Ucrânia

O Governo ucraniano ordenou uma operação militar para recuperar o controlo de instalações públicas que foram tomadas nos últimos dias por separatistas pró-russos.

Forças aerotransportadas ucranianas tomaram de assalto esta terça-feira uma base aérea no Leste do país, até aqui sob controlo de elementos pró-russos.

Os relatos dão conta de uma recepção hostil em Kramatorsk, a cidade junto a essa base, que é uma das 10 localidades controladas por forças leais a Moscovo.

Este dado e a notícia de uma operação semelhante noutra cidade da região mostram que estará em curso uma operação para voltar a garantir o controlo daquelas zonas por parte  de Kiev.

A Casa Branca considera que as acções da Ucrânia contra milícias pró-russas no Leste do país são justificadas pela ameaça à lei e à ordem.

O porta-voz do Presidente Barack Obama diz que a Ucrânia tem que responder às provocações no seu território e admitiu que novas sanções contra a Rússia estão a ser seriamente ponderadas.

Para já, Washington aposta na diplomacia e na reunião de alto nível esta quinta-feira em Genebra entre os Estados Unidos, Rússia, Ucrânia e União Europeia, um encontro que foi abordado numa conversa telefónica entre o Presidente russo, Vladimir Putin, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Questionado esta terça-feira na cidade do México, o secretário-geral da ONU disse que não é o momento de enviar uma força de manutenção de paz para a Ucrânia. Ban Ki-moon lembra que nada pode fazer sem um mandato claro do Conselho de Segurança das Nações Unidas.