Emissão Renascença | Ouvir Online

Putin “muito preocupado” com situação no leste da Ucrânia

14 abr, 2014

Após a anexação da Crimeia por parte da Rússia, em Março, as atenções voltam-se para as regiões do leste da Ucrânia cujas populações são tradicionalmente mais pró-russas.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, está “muito preocupado” com a situação no Leste da Ucrânia, onde ao longo dos últimos dias se têm multiplicado os confrontos entre militantes pró-russos e as autoridades. 

Esta segunda-feira de manhã pelo menos 100 activistas pró-rússos atacaram uma esquadra da polícia na cidade de Horlivka no leste do país.

O ataque é relatado por testemunhas citadas pela agência Reuters. Um vídeo divulgado pela televisão da Ucrânia mostra várias pessoas feridas alegadamente vítimas deste ataque.

O incidente ocorre quando termina o prazo concedido pelo Presidente interino da Ucrânia para o desarmamento dos activistas afectos a Moscovo. O governante ameaçou mesmo mobilizar o exército, mas até ao momento não há sinais de resposta das forças ucranianas.

Há ainda rumores de que podem estar militares russos em território ucraniano, mas carecem de confirmação.

Depois da anexação da Crimeia por parte da Rússia, em Março, as atenções voltam-se para as regiões do leste da Ucrânia cujas populações são tradicionalmente mais pró-russas. Em várias cidades tem havido confrontos, com bandeiras russas içadas em edifícios públicos ou em esquadras da polícia, por exemplo.

Apesar de anteriores garantias por parte de Moscovo de que a Rússia não pretende intervir mais na Ucrânia, o porta-voz de Putin diz que têm chegado vários apelos por parte de cidadãos de etnia russa a viver naquele país, apelando à sua ajuda.