Emissão Renascença | Ouvir Online

Demite-se primeiro-ministro da Líbia

13 abr, 2014

Abdallah Al-Theni foi alvo de um ataque a caminho do aeroporto.

O primeiro-ministro interino da Líbia, Abdallah Al-Theni, demitiu-se do cargo este domingo, após ter sofrido um ataque armado.

Denunciando "um ataque traiçoeiro" contra si e a sua família, Abdallah Al-Theni rejeitou a confirmação pelo Parlamento do cargo de chefe do Governo, garantindo, no entanto, que vai continuar a gerir os assuntos correntes até à nomeação de um novo primeiro-ministro.

"Não aceito que os líbios se matem por causa do cargo" de primeiro-ministro, acrescentou, afirmando que o ataque de que foi vítima aterrorizou os habitantes de um bairro residencial e "colocou em risco a vida de alguns".

No comunicado dirigido ao Congresso Geral Nacional da Líbia, Abdallah Al-Theni não deu mais detalhes sobre o ataque, mas uma fonte próxima do seu gabinete disse à France Presse que o incidente ocorreu a caminho do aeroporto, sem fazer vítimas.

O Congresso, a mais alta autoridade política do país, tinha nomeado Abdallah Al-Theni como primeiro-ministro interino, depois de ter demitido Ali Zeidan a 8 de Abril.

A decisão foi contestada por muitos deputados que consideraram que a votação não tinha recolhido o número necessário de votos.