Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco diz “basta” ao tráfico de pessoas

10 abr, 2014 • Ecclesia

Estimativas mais recentes da Organização Internacional do Trabalho referem que o tráfico humano envolve 2,4 milhões de pessoas e montantes na ordem dos 32 mil milhões de dólares por ano.

Francisco diz “basta” ao tráfico de pessoas
O Papa defende ser necessário dizer “basta” ao tráfico de pessoas, que considerou um “crime contra a humanidade”. Perante os participantes na segunda conferência internacional “Combate ao Tráfico Humano: Igreja e forças da lei em parceria”, o Papa destacou a importância de reunir diversos especialistas para acompanhar as “estratégias e competências” de cada um com a “compaixão evangélica, a proximidade aos homens e mulheres que são vítimas deste crime”.
O Papa defende ser necessário dizer “basta” ao tráfico de pessoas, que considerou um “crime contra a humanidade”.

“O tráfico de seres humanos é uma chaga, uma chaga no corpo da humanidade contemporânea, uma chaga na carne de Cristo. É um crime contra a humanidade”, declarou, perante os participantes na segunda conferência internacional “Combate ao Tráfico Humano: Igreja e forças da lei em parceria”, que decorre desde quarta-feira no Vaticano.

Segundo Francisco, este é “um encontro importante, mas também é um gesto da Igreja, das pessoas de boa vontade, que quer gritar basta!”.

A iniciativa tem lugar na Aula Magna da Academia Pontifícia das Ciências, com organização da Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales, um ano após o primeiro encontro do género.

O Papa destacou a importância de reunir diversos especialistas para acompanhar as “estratégias e competências” de cada um com a “compaixão evangélica, a proximidade aos homens e mulheres que são vítimas deste crime”.

“Estão aqui reunidas autoridades policiais, empenhadas sobretudo em combater este triste fenómeno com os instrumentos e o rigor da lei, e operadores humanitários, cuja missão principal é oferecer acolhimento, calor humano e possibilidade de resgate das vítimas”, acrescentou.

Para Francisco, estas duas abordagens “podem e devem andar juntas”, por serem “complementares”.

As estimativas mais recentes da Organização Internacional do Trabalho referem que o tráfico humano envolve 2,4 milhões de pessoas e montantes na ordem dos 32 mil milhões de dólares por ano.

Os promotores da conferência pretendem “unir esforços para que a lei seja aplicada” de forma a ajudar à “construção de uma rede efectiva" que seja capaz de combater este crime.