Tempo
|

Guiné fora da reunião da CPLP em Lisboa

10 abr, 2014 • Ana Rodrigues

A instabilidade política e o incidente com o grupo de sírios enviado para Portugal afastaram o país do encontro, que vai ser presidido pelo general Pina Monteiro.

A Guiné-Bissau ficou de fora da reunião que decorre esta quinta-feira em Lisboa. Os chefes de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) da Comunidades de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) estão reunidos para discutir formas de cooperação na área da defesa e segurança entre os Estados-membros mas, devido ao corte das relações diplomáticas, o representante da Guiné não foi convidado.

Apesar de ausente, a situação da Guiné-Bissau é - segundo apurou a Renascença - um dos temas do encontro. A instabilidade política no país e o incidente com o grupo de sírios enviado para Portugal afastaram-no da reunião, presidida pelo general Pina Monteiro.

Estão presentes os chefes de Estado-Maior de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Além da situação na Guiné-Bissau, os CEMGFA discutem a actualização da situação militar e de segurança dos Estados-membros, o Exercício Felino 2014 e o protocolo de cooperação da CPLP no domínio da defesa.

A entrada da Guiné Equatorial na CPLP não está na agenda oficial, mas o tema deve ser falado, já que, em termos de segurança, traz algumas preocupações.