Tempo
|

Novos sinais aumentam esperança para reaver caixas negras do avião malaio

09 abr, 2014

Tempo começa a escassear para as equipas de busca, uma vez que em breve os sinais provenientes das caixas vão deixar de se ouvir.

Foram detectados dois novos sinais no mar que podem corresponder às caixas negras do avião da Malaysia Airlines, desaparecido a 8 de Março quando fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim.

Os sinais foram detectados por um barco australiano, que participa nas buscas e aumentam a esperança de conseguir encontrar os destroços do Boeing.

"Estou optimista que vamos encontrar o avião num futuro não muito distante, mas essa é uma tarefa que envolve muitos desafios", afirmou o responsável pela agência que coordena as operações, Angu Houston, em conferência de imprensa na Austrália.

Os primeiros sons foram detectados no sábado. Hoje, foram ouvidos por técnicos num barco com localizadores para identificar sinais provenientes das caixas negras.

A urgência imprimida às buscas está relacionada com o facto de as baterias da caixa negra terem apenas um mês de vida, podendo muito em breve deixar de emitir. Diversos objectos têm sido avistados nas operações de busca no Índico, mas até agora acabou por se concluir sempre não se tratarem destroços do voo MH370.

O Boeing 777 desapareceu dos radares no dia 8 de Março, poucas horas depois de ter levantado voo de Kuala Lumpur, com destino a Pequim. A bordo seguiam 239 pessoas: 227 passageiros, de 14 nacionalidades, e 12 membros de tripulação.