Emissão Renascença | Ouvir Online

Alunos confirmam que acidente de Braga ocorreu durante uma praxe

24 abr, 2014 • Henrique Cunha

Declarações à Renascença da presidente do órgão regulador das praxes.

Alunos confirmam que acidente de Braga ocorreu durante uma praxe

A representante dos alunos da Universidade do Minho confirma à Renascença que foi durante uma "actividade de praxe" que teve lugar o acidente de ontem, que provocou a morte de três estudantes e deixou ainda outros quatro feridos.

Maria Canelas, presidente do órgão regulador das praxes, diz que o local não indiciava qualquer sinal de tragédia. "Aquele local é usado constantemente, tanto em cima do muro como ao lado do muro, e constantemente estavam lá pessoas e nada fazia prever que isto podia acontecer".

A estudante acrescenta que, "se houvesse consciência de que o muro estava em tão mau estado nunca na vida sequer se teriam aproximado".

A veterana refere ainda que as praxes não são feitas para colocar em perigo a vida dos caloiros. "Os praxantes cuidam dos miúdos, são para nós como irmãos mais novos". "Foi uma infelicidade", acrescenta.

O local onde caiu a estrutura que esteve na origem da tragédia foi inspeccionado por técnicos que nos próximos dias deverão apresentar conclusões da peritagem.

Junto ao muro continuam a chegar muitos estudantes e curiosos. A vedação que impede o acesso ao local do acidente está repleta de flores, camisolas, trajes e tarjas onde todos manifestam solidariedade para com as vítimas e seus familiares.