Emissão Renascença | Ouvir Online

Eanes defende espírito de Abril para combater “ansiedade troikiana”

23 abr, 2014

Conferência juntou ex-presidentes da República em Lisboa.

Ramalho Eanes considera que Portugal tem que se inspirar no espirito de Abril para conseguir sair da “ansiedade troikiana” em que se encontra.

O ex-presidente da República diz que é preciso reconstruir a Democracia à luz de valores que respeitem os portugueses.

“Estímulos que nos possam fazer encontrar as vias, os instrumentos e os procedimentos futuros; vias que nos libertem da situação troikiana de angústia e desânimo para tantos desempregados, para tantas famílias que não vêem no presente presente nem no presente futuro para que de novo renasça a esperança, construir uma democracia que o seja realmente, que seja melhor e que a todos conceda condições para realizarem a sua vida com dignidade do essencial”, disse.

O general esteve na conferência sobre o 25 de Abril organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian em que participaram outros dois ex-presidentes: Mário Soares e Jorge Sampaio.

Numa conferência que teve como mote a ditadura portuguesa – e em particular as perguntas porque durou tanto e porque acabou - Soares reconheceu uma importante virtude a Oliveira Salazar. O facto de não meter a mão nos dinheiros públicos.

“O Salazar foi realmente um homem pragmático e teve uma virtude – nos tempos que correm é uma virtude – nunca mexeu nos dinheiros públicos”, referiu.

Por sua vez, Jorge Sampaio defende “um novo pacto europeu social-democrata e progressista permitirá redesenhar uma nova Europa apta a encontrar respostas certas para os desafios da mundialização, no respeito pelo quadro de valores da democracia – é isto que se joga nas próximas eleições europeias”.