Emissão Renascença | Ouvir Online

Depositar lixo fora de horas dá multa. Primeiro caso em Arouca

23 abr, 2014

Auto foi passado esta quarta-feira. Coima varia entre os 50 e os 150 euros.

Depositar lixo fora de horas dá multa. Primeiro caso em Arouca

A autarquia de Arouca levantou esta quarta-feira o primeiro auto de contra-ordenação contra um munícipe que depositou lixo na via pública fora do horário estipulado pela autarquia.

O presidente da câmara municipal garante que a população "foi avisada porta a porta" de que os serviços camarários iam passar a revelar-se intransigentes nessa matéria. Depois de detectada uma deposição ilegal no centro da vila no dia 2 de Abril, foi esta quarta-feira activado o primeiro auto, que poderá obrigar ao pagamento de uma coima entre 50 e 150 euros.

"As pessoas têm que perceber que a rua tem que ser tratada como se fosse a sua sala de casa", declarou José Artur Neves à Lusa.

Actualmente, os serviços da autarquia garantem a recolha de resíduos tanto em contentores como no sistema porta a porta. No primeiro caso, o lixo é removido diariamente nos locais mais urbanizados das freguesias de Arouca, Burgo e Santa Eulália, e duas vezes por semana nas restantes zonas e freguesias do concelho.

A deposição dentro dos referidos contentores pode fazer-se a qualquer altura, desde que esses ainda tenham capacidade para acolher os sacos de lixo.

Já no que se refere à recolha porta a porta, no centro da vila essa faz-se diariamente, com excepção para domingos e feriados.

A deposição deve, por isso, verificar-se apenas entre as 18h00 e as 20h00 de segunda a sábado, sendo que é a partir desse período que os camiões de recolha fazem os devidos percursos.