Emissão Renascença | Ouvir Online

Sinta-se “safe” no Douro

17 abr, 2014 • Olímpia Mairos

“Safe in Douro” é o projecto da Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro para formar militares da GNR e agentes da PSP em Inglês e sobre os principais pontos turísticos. O objectivo é melhorar o acolhimento dos turistas da região.

No âmbito do projecto “Safe in Douro”, 52 formandos - militares da GNR e agentes da PSP - estão a ter aulas de Inglês e formação turística, para melhor receberem os milhares de turistas que todos os anos visitam o Douro – Património Mundial da Humanidade.

A iniciativa é da Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro (HTDouro) e está a ser bem acolhida pelas forças de segurança.

“Queremos dar a melhor informação possível aos turistas que visitam a região e, nesse sentido, acho que é aliciante e muito interessante termos esta formação e dotarmo-nos dessas competências”, refere o guarda Daniel Taveira, que trabalha em Lamego.

Só dos postos do Douro, inseridos no comando territorial da GNR de Vila Real, estão 18 militares a fazer formação, em horário laboral, no Peso da Régua. 

O capitão da GNR de Vila Real, Eduardo Lima, refere que todos os formandos acolheram “de bom grado” a iniciativa, na medida que lhes permite uma maior formação “para acolher melhor as pessoas que vêm ter connosco”.

Bem receber para “convidar” a permanecer
O projecto “Safe in Douro” visa apoiar sobretudo os turistas que não vêm em grupos organizados.

“Turistas que chegam ao final da tarde a um local e já não têm os postos de turismo aberto e não têm onde se dirigir e pedir informações”, exemplifica o presidente da HTDouro, José António Fernandes, realçando que, em muitas situações, os polícias são as primeiras pessoas a quem os turistas recorrem em busca de informações”, porque, explica, “eles transmitem segurança a quem vem de fora e não conhece a região”.

Os cursos são gratuitos e, além da actualização dos conhecimentos em inglês, os profissionais de segurança recebem formação sobre os principais pontos de atracção turística dos concelhos da região duriense.

O objectivo é que os polícias e guardas consigam aconselhar os visitantes sobre os museus, monumentos, restaurantes ou hotéis, que se espalham pelas localidades onde desenvolvem a sua actividade.

José António Fernandes mostra-se convicto de que o projecto se vai traduzir em “mais-valias económicas” para o território, porque quanto melhor forem recebidos os turistas, mais tempo irão aqui permanecer”.

O projeto “Safe in Douro”, da Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro, está a ser desenvolvido com a parceria da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, a Câmara de Lamego e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.