Emissão Renascença | Ouvir Online

Visitas a Lisboa subterrânea encerradas

12 abr, 2014

Visitas às galerias romanas do centro histórico de Lisboa começaram na sexta-feira e vão decorrer até domingo. Decorrem entre as 10h00 e as 18h00, sob a orientação de técnicos do museu e do Centro de Arqueologia de Lisboa.

Visitas a Lisboa subterrânea encerradas
Já não possível visitar, este sábado, as galerias romanas de Lisboa, devido à "grande afluência de público", anunciou este sábado a Câmara Municipal.

A autarquia faz saber, numa nota divulgada pela agência Lusa assinada pelo coordenador geral do Museu da Cidade, António Miranda, que não haverá possibilidade de mais pessoas integrarem a fila de espera para as galerias, que abrem uma vez por ano.

As visitas às galerias romanas localizadas no centro histórico de Lisboa iniciaram-se sexta-feira e vão decorrer até domingo, entre as 10h00 e as 18h00. A última entrada é às 17h30.

As galerias romanas localizam-se entre a Rua da Conceição e a Rua da Prata, na baixa pombalina.

As galerias da Rua da Prata compõem o piso inferior de um edifício romano, que foi pela primeira vez descoberto em 1770 e alvo de levantamentos em 1773 e 1859.

O espaço começou a ser revitalizado em 1996 e o objectivo é que as galerias passem a estar permanentemente abertas ao público, ao contrário do que acontece agora, já que apenas podem ser visitadas uma vez por ano. Está também previsto que seja ali construído um centro interpretativo.

A entrada para estas visitas, que acontecem sem marcação, situa-se junto ao número 77 da Rua da Conceição. O percurso decorre depois “sob a orientação de técnicos do museu e do Centro de Arqueologia de Lisboa (CAL)", de acordo com a informação do site do Museu da Cidade.

Esta acção insere-se na comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de Abril.