Tempo
|

Estaleiros de Viana vão construir quatro navios? Autarca tem "sérias dúvidas"

10 abr, 2014 • Andrea Cruz

José Maria Costa diz que faltam meios técnicos e humanos para a construção de navios.

Estaleiros de Viana vão construir quatro navios? Autarca tem "sérias dúvidas"

O presidente da Câmara de Viana do Castelo recebe com cepticismo o anúncio da empresa Douro Azul, de que estará em vias de concretização um negócio de 100 milhões de euros para a construção de quatro navios nos estaleiros navais de Viana.

O autarca José Maria Costa duvida que o negócio vá avante e garante a West Sea, empresa criada pelo grupo Martifer para gerir a subconcessão dos estaleiros, não tem meios técnicos e humanos para a construção dos quatro navios.

“Eu fico muito satisfeito em saber que há esta intenção da Douro Azul, que há esta aposta e é uma confiança clara que está a ser transmitida aos estaleiros navais de Viana do Castelo e aquilo que representaram através da figura da West Sea, mas perante estes dados objectivos que temos eu fico com sérias dúvidas que a West Sea possa garantir as condições para a construção destes navios.”

O presidente da Câmara de Viana revela que todos os meios mecânicos e de elevação, como gruas e guindastes, estão à venda em leilão.

“Tudo aquilo que são equipamentos que fazem falta para a normal actividade dos estaleiros navais e, nomeadamente, da West Sea, o senhor ministro da Defesa [José Pedro Aguiar-Branco] está a pôr tudo à venda”, acusa José Maria Costa.

Dois meses depois de um processo de despedimento colectivo, o autarca adverte que os recursos humanos qualificados para a construção de navios também podem não estar disponíveis.

Contactada pela Renascença, fonte oficial da West Sea escusou-se a comentar este caso e adiantou apenas que a empresa está a desenvolver todos os esforços para quando entrar nos estaleiros, a 2 de Maio, poder anunciar os contratos, tanto de construção como de reparação naval, que nesta altura estão a ser negociados.

Mário Ferreira, o presidente da Douro Azul, empresa de cruzeiros no rio Douro, anunciou esta quinta-feira, aos microfones da Renascença, a construção de quatro novos navios encomendados por investidores estrangeiros.

O empresário disse já ter falado com o engenheiro Carlos Martins, da Martifer, a nova responsável pelos estaleiros de Viana, e “um banco privado já aprovou o financiamento”.

“Nesse momento, estamos só à espera de uma resposta. Penso que teremos o apoio de um grande banco português”, afirmou Mário Ferreira.