Emissão Renascença | Ouvir Online

Adiada reunião entre bolseiros e Fundação para Ciência e Tecnologia

07 ago, 2013

Associação de bolseiros pedia um recuo nas novas regras para a candidatura a bolsa. Fundação deu ontem uma resposta.

Ficou adiada a reunião prevista para esta quarta-feira de manhã entre a Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) e a direcção da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), avança a agência Lusa.

Pedida na semana passada, a reunião vai ser “reagendada para breve”, afirma o presidente da associação, André Janeco, que espera reunir-se “ainda em Agosto”.

A principal contestação dos bolseiros diz respeito à exigência de conclusão dos graus académicos antes da candidatura a bolsas para apoio à obtenção do grau seguinte – uma regra nova, que veio alterar a possibilidade de candidatura até à data do início das bolsas.

“A FCT ontem (terça-feira) à tarde recuou, felizmente”, explica André Janeco à agência Lusa.

O prazo para apresentação de candidaturas às bolsas de doutoramento e pós-doutoramento mantém-se até 19 de Setembro, mas a FCT determinou que os candidatos podem concluir o seu mestrado ou doutoramento até 31 de Dezembro.

Mas continua em cima da mesa a redução do número de bolsas e dos projectos de investigação financiados, questão que a ABIC pretende discutir com a FCT na próxima reunião.

Em 2012, a fundação financiou projectos de investigação num montante de entre 50 mil e 200 mil euros cada, consoante durassem um, dois ou cinco anos, enquanto em 2013 o financiamento é apenas canalizado para projectos exploratórios com a duração de um ano e até 50 mil euros.

Alguns bolseiros estiveram hoje concentrados em frente à sede da FCT, tendo aproveitado para analisar “o que pode ser feito” para alterar ou minimizar a referida situação, disse André Janeco.

Adiantou que foram ponderadas várias acções, como “lançar um manifesto de solidariedade de toda a comunidade científica”.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia disse à Lusa em Julho que a “redução significativa do número de bolsas" de doutoramento e pós-doutoramento a atribuir no concurso de 2013, seria compensada “por outros programas de financiamento da FCT".