Tempo
|

Ribeiro Cristóvão

Momento importante

06 dez, 2011 • Ribeiro Cristóvão

Este é o momento. Que, acreditamos, vai ser aproveitado da melhor maneira, para confirmar que o lugar do Futebol Clube do Porto é, por direito próprio, na Liga dos Campeões.

Momento importante

O Futebol Clube do Porto entra hoje em campo com o objectivo de assegurar a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões Europeus. Mesmo jogando em casa, com o incondicional apoio do seu público, convenhamos que não é uma tarefa fácil. A ambição dos russos não é menor, e do seu lado há também algumas vantagens.

Para já está confirmada a grande surpresa deste grupo: os cipriotas do Apoel, que ainda há não muitos anos deixavam a ilha para apenas perder por poucos golos, tornaram-se uma equipa adulta, ganharam jogos a fio ao ponto de, a uma jornada do fim da fase que agora termina, terem o apuramento garantido.

Há, por isso, que reconhecer o mérito deste intruso na luta pelos melhores lugares que, apesar de tudo, não se afigura capaz de ir muito mais longe. Mas o que alcançou até aqui já fará parte da história bonita de um clube que durante décadas raramente passou do bombo da festa.

Competirá agora ao FCPorto e ao Zenit conquistar a metade do bolo que ainda resta. No caso do campeão português, tudo o que seja menos de uma vitória no desafio de logo à noite, significará dar por terminada a função na liga milionária, com os consequentes prejuízos que tal desaire acarreta: prestígio e muitos milhões de euros a voar.

Porém, os portistas têm quase tudo a seu favor: uma equipa em franca recuperação de um período turbulento iniciado em Coimbra e com resultados à vista, e o fervor de um público ávido de ajudar a contrariar o auto-proclamado favoritismo russo.

Se os comandados de Vitor Pereira não forem capazes de vencer a dificuldade que esta noite têm pela frente, significará o regresso à estaca zero, com os críticos a fazerem ouvir de novo o seu protesto.

Este é o momento. Que, acreditamos, vai ser aproveitado da melhor maneira, para confirmar que o lugar do Futebol Clube do Porto é, por direito próprio, na Liga dos Campeões. Sem discussão.