Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Duas vitórias

17 jun, 2015 • Ribeiro Cristóvão

Os Jogos Europeus têm sido um manancial de sucessos a justificar o caminho bem positivo que tem sido percorrido pelo desporto português, a nível internacional.

O dia de ontem ficou marcado por mais duas importantes vitórias desportivas em cotejos internacionais.

Depois do taekwondo, o futebol, a nível de selecção principal manteve, nesta terça-feira, o rimo ganhador iniciado em Erevan, onde foi dado um passo decisivo para a qualificação para o Euro-2016.

Os Jogos Europeus têm sido um manancial de sucessos a justificar o caminho bem positivo que tem sido percorrido pelo desporto português, a nível internacional.

Já aqui havíamos escrito ontem sobre as vitórias alcançadas no Ténis de Mesa, na Canoagem e no Triatlo, que confirmaram atletas de elite, ainda com muitas conquistas à sua espera.

No seguimento destes sucessos, Rui Bragança, 24 anos, representa o Vitória de Guimarães desde criança e tem colocado como seu grande objectivo de vida terminar o curso de medicina, cujo quinto ano frequenta actualmente.

Rui Bragança deu mais uma medalha de ouro a Portugal em taekwondo, tendo derrotado na final Jesus Cabrera, medalha de bronze nos europeus do ano passado.

O atleta português já tinha no seu currículo o título de campeão europeu de 2014 e vice-campeão do mundo em 2011, o que reforça a ideia de que a vitória de ontem não pode considerar-se meramente circunstancial.

No futebol, a nossa selecção principal, mesmo sem poder contar com o concurso de Cristiano Ronaldo, venceu a Itália, por 1-0, um triunfo histórico que ajuda a afastar o complexo italiano, cuja selecção não vencíamos quase há quarenta anos.

Foi um jogo diferente, para melhor, daquele em que derrotámos, três dias antes, a Arménia numa noite de fraca inspiração.

Com um futebol mais solto e mais acutilante, sem estar amarrada à obrigação de conquistar pontos, a equipa de Fernando Santos confirmou a qualidade de alguns jogadores aos quais têm faltado oportunidades.

Ficaram assim melhores razões para pensar positivo relativamente aos três jogos que em Setembro e Outubro vão determinar o lugar que nos caberá na classificação final da fase de apuramento para o próximo Campeonato da Europa.