Tempo
|

Ribeiro Cristóvão

Greve à vista?

08 abr, 2015 • Ribeiro Cristóvão

A palavra não é do agrado dos árbitros, mas a indisponibilidade manifestada para arbitrar quaisquer jogos dos campeonatos profissionais é isso que configura. Mas tudo indica que o problema se irá resolver com tranquilidade e não deixaremos de ter um árbitro de qualidade no tão aguardado clássico da Luz.

A decisão tomada pelos árbitros de futebol no sentido de ficarem indisponíveis para arbitrar quaisquer jogos dos campeonatos profissionais a partir do próximo dia 26 de Abril configura claramente uma greve que não pode ser disfarçada por quaisquer outras designações.

Ao que tudo indica, os senhores do apito têm fortes razões de queixa devido à falta de pagamentos por parte da entidade responsável, a Liga de Clubes, e decidiram assim fazer descansar por uns tempos o seu instrumento de trabalho.

Trata-se de um litígio em que nem todas as partes envolvidas estão de acordo, ou seja, enquanto o Conselho de Arbitragem diz “nim”, a Liga de Clubes e a Federação diferem na análise do problema e da forma como deve ser resolvido.

O aspecto mais importante de tudo isto é que está em causa o jogo a disputar entre o Benfica e o Porto, a contar para a jornada número trinta, facto que reforça e muito a reclamação dos juízes, que vêm aqui uma boa maneira de resolver rapidamente o litígio.

E vai sê-lo, certamente. Sobretudo, para evitar que a entidade responsável pelas nomeações tenha de recorrer a árbitros de terceira categoria ou, então, avançar para convites a juízes estrangeiros, o que não deixaria de merecer o aplauso de muitos, sobretudo daqueles que lançam sistematicamente sobre os árbitros portugueses o anátema de incapazes e de honestidade duvidosa.

A greve – os árbitros não querem usar essa designação, que só tiveram a coragem de levar por diante quando se tratou de afrontar o então debilitado Sporting Clube de Portugal – é, para os seus mentores, apenas um meio e não um fim.

Estamos ainda longe da possível consumação do acto, mas tudo indica que até lá tudo ficará resolvido com a maior tranquilidade e não deixaremos de ter, no tão aguardado clássico da Luz, um árbitro de qualidade capaz de se fazer passar pelo agente mais discreto da partida.