Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Momento especial

31 mar, 2015 • Ribeiro Cristóvão

Passadas as emoções do jogo com a Sérvia e desfeitas algumas dúvidas que persistiam, com claro benefício para a selecção portuguesa, está à vista um outro acontecimento de características bem diferentes e com objectivos muito direccionados.

Hoje, pela primeira vez na história do futebol dos dois países, Portugal e Cabo Verde defrontam-se em jogo de amizade, marcado para o estádio António Coimbra da Mota.
À primeira vista, não se trata de um acontecimento desportivo sobre o qual se venham a debruçar as grandes agências internacionais, mas não deixa de ter para nós um significado muito especial.

Cabo Verde é, hoje, mais do que um país amigo ou simplesmente o resultado de uma ligação de que emanou uma ex-colónia portuguesa.
Trata-se de uma entidade com a qual coabitamos sentimentos de grande fraternidade e mantemos laços de indiscutível afectividade.

Por isso, este será apenas um momento de podermos todos expressar esses sentimentos através de um desafio de futebol. E nada mais do que isso.

Nem sequer vale a pena evocar aqui o que aconteceu em circunstâncias que se pretendiam semelhantes quando, há alguns anos, Portugal e Angola se defrontaram, pela primeira vez, no estádio José Alvalade, transformando aquilo que deveria ter sido um espectáculo festivo e bonito num autêntico campo de batalha.

Logo à noite estaremos perante um momento muito especial que a história das duas federações vai registar com incontida alegria. E para repetir. Sempre com o mesmo entusiasmo e igual sentimento fraterno.