Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Lisboa em festa

22 mai, 2014

Por estes dias, a cidade de Lisboa vive intensamente a festa do futebol.

Em primeiro plano está, como é evidente, a final da Liga dos Campeões Europeus, mas dois clubes históricos da capital têm também fortes motivos para assinalar acontecimentos recentes.

Com efeito, o clube do Marvila, baptizado em 1946 com o nome de Clube Oriental de Lisboa, que já viveu tempos de glória mercê de algumas participações no principal campeonato português, acaba de ser premiado pela UEFA com um relvado sintético, da última geração, que muito virá ajudar ao seu desenvolvimento no futuro.

Trata-se de uma iniciativa que aquele organismo europeu do futebol leva a cabo todos os anos e em todas as cidades onde tem lugar a final da Champions, mediante concurso aberto aos clubes sediados na cidade organizadora desse grande evento internacional.

Quase a chegar de novo à segunda liga profissional o COL dispõe, a partir de agora, de melhores condições para a prática da modalidade, com especial incidência nas camadas jovens a que a popular colectividade lisboeta dispensa especial carinho e atenção.

Por seu lado, o Atlético Clube de Portugal, fundado em 1942, que terminou a temporada em grande dificuldade quedando-se no último lugar da tabela da Liga de Honra, com lugar à despromoção, acaba de ser convidado a permanecer nesse escalão, abrangido por várias disposições regulamentares que tornam possível tal repescagem.

Falta ainda a resposta do popular clube de Alcântara e Santo Amaro, mas tudo aponta para que os seus responsáveis aceitem o repto da Liga de Clubes, e preparem a nova temporada com outros objectivos que não aqueles que até aqui estariam nos seus propósitos.

E depois, temos a grande final da Liga dos Campeões no majestoso cenário do Estádio da Luz e tendo como protagonistas os dois maiores baluartes do desporto madrileno, Real e Atlético de Madrid.

Um espectáculo há muito rodeado de enorme expectativa, e que vai transformar Lisboa, no próximo sábado, e por algumas horas, na capital do centro do mundo.