Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Apostar forte

03 abr, 2014

As duas equipas portuguesas ainda sobreviventes nas competições da Uefa voltam hoje à liça para defrontar adversários de características diferentes na primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa.

Assim, enquanto o Benfica é claramente favorito para a passagem à fase seguinte, já o FC Porto vai ter de suar as estopinhas para levar de vencida a melhor equipa da Andaluzia.

Trata-se, por isso, de uma aposta forte que convinha produzisse já alguns efeitos positivos nos desafios desta quinta-feira, não deixando tudo para resolver apenas daqui a uma semana.

Na Holanda, o Benfica pode começar a construir o seu acesso às meias-finais conseguindo um resultado positivo, que está perfeitamente ao seu alcance.

O Az Alkmaar é apenas sétimo do campeonato da Holanda, este já de si reconhecido como pouco competitivo no quadro das demais competições nacionais da Europa.

Ao contrário, o Benfica, passa por um momento de grande afirmação, ao manter-se candidato à conquista de todas as provas em que se encontra empenhado.

Face aos dados disponíveis, não parece mesmo ousado afirmar que o grupo de Jorge Jesus pode muito bem regressar a Lisboa com uma vitória na bagagem, que lhe poderá retirar, por mais quinze dias, as preocupações com a Liga Europa.

O Futebol Clube do Porto vai ter pela frente um adversário com outra dimensão. O Sevilha mantém a quinta posição no seu campeonato, por enquanto com presença garantida nas competições europeias do próximo ano, e prepara-se para criar dificuldades ao campeão português, tudo fazendo para levar para o seu estádio a resolução da eliminatória.

Daí que, tal como o Benfica, o Porto deva apostar forte no jogo de logo à noite, sem subterfúgios nem retrancas.

É mais um momento que não deve desperdiçar para esconjurar a crise, e acabar de vez com a alternância entre as boas e más exibições que têm marcado o seu comportamento nas últimas semanas.