Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Noite de imprevistos

21 mar, 2014 • Ribeiro Cristóvão

Aconteceu quase tudo ao contrário do que se previa na jornada europeia desta quinta-feira.

Por um lado, tudo apontava para que o Benfica confirmasse com relativa facilidade o triunfo alcançado em Londres há uma semana, se possível acrescentando “ nota artística” a uma noite tranquila no estádio da Luz, por outro os dados disponíveis permitiam pensar que o FC Porto  poderia escapar a um massacre no San Paolo, mas dificilmente fugiria à eliminação, mesmo considerando que dispunha de alguma vantagem levada para Itália de um jogo que já não fora nada fácil para o emblema do Dragão.

É este o encanto do futebol. E assim o campeão português sobreviveu ao assalto a que esteve sujeito durante toda a primeira parte, com alguma felicidade à mistura por apenas seguir para o descanso com a eliminatória empatada.

Depois do intervalo foi então possível ver um Porto já mais próximo dos patamares a que nos habituou no passado, e com isso ser capaz de dar uma feição diferente ao jogo, virar o resultado, e garantir passagem aos quartos-de-final.

Um bom prémio para todo o conjunto, mas especialmente para o estreante Fabiano e para essa estrela sempre à beira da confirmação, que dá pelo nome de Quaresma.

Já o Benfica quase não ganhou para o susto. Sem nunca aceitar de bom grado o afastamento de Liga Europa, a equipa do Tottenham até permitiu novo avanço dos encarnados na eliminatória, mas na hora de provocar a reviravolta e foi mais eficaz colocando-se por cima no marcador.

Que só não conseguiu dilatar, por imperícia dos seus avançados nuns casos, e noutros por acerto do guarda-redes Oblak.

Foi um castigo e uma lição para Jorge Jesus, que a juntar à ineficácia da condução do jogo diria, já terminada a refrega, não estar à espera de uma equipa tão forte e capaz de apear o Benfica do pódio.

Com o crivo cada vez mais apertado, restam oito equipas, duas das quais com sêlo português.

Realizado o sorteio já se sabe o que as espera: assim, enquanto ao Benfica caberá defrontar os holandeses do Az Alkmaar com o primeiro jogo a disputar-se na cidade com o mesmo nome, a norte de Amsterdão, o FCPorto terá pela frente o Sevilha, jogando primeiro no Dragão.

O que se pode dizer para já é que em ambos os casos há maior favoritismo do lado dos nossos representantes.