Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

A taça boa

05 fev, 2014

Enquanto a “outra” taça aguarda até que sejam resolvidos todos os problemas que persistem à sua volta, regressa a Taça de Portugal, essa sim uma competição mais séria e democrática e autenticada por longos anos de duração, para se começar a saber quais poderão vir a ser os protagonistas da grande festa aprazada para o Vale do Jamor no próximo mês de Maio.

Penafiel e Benfica, às 19 horas, dão o pontapé de saída no estádio 25 de Abril para, duas horas depois Futebol Clube do Porto e Estoril Praia, no Dragão, completarem o calendário desta quarta-feira.
Trata-se de dois jogos em que os mais favoritos são fáceis de identificar, recomendando no entanto a prudência, que não sejam desde já, por qualquer deles, reservados lugares no Estádio Nacional.

Como sempre, mas especialmente em desafios desta natureza, não há vencedores antecipados.
Muitos são os exemplos em 75 anos de história, havendo para todos os gostos e tendências.
Assim, do Penafiel espera-se uma enorme determinação que possa forçar o Benfica a aplicar-se a fundo para conseguir o apuramento.

Outro tanto será inevitável no estádio portista, onde se apresenta a equipa sensação desta temporada, e que, a juntar ao brilharete que está a conseguir no campeonato, poderá ser capaz de confirmar, frente ao campeão nacional, que a Taça de Portugal é uma competição diferente que merece por isso o máximo respeito de grandes e pequenos.

Por antecipação, as previsões mais lógicas apontam para a possibilidade de Benfica e Porto poderem vir a defrontar-se em dois jogos das meias-finais, mas também pode acontecer que os seus adversários de hoje não estejam pelos ajustes e tenham capacidade para furar tais prognósticos.

Veremos que surpresas, ou não, têm para nos oferecer os quartos-de-final da “rainha” do futebol português.
E que, independentemente de quem venha a sair vencedor, hoje seja mesmo um dia de festa.
De verdadeira festa.