Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Um trio em vantagem

31 jan, 2014 • Ribeiro Cristóvão

Benfica, Sporting e FCPorto, por enquanto por esta ordem, estão no topo da tabela e deixam indicações de que na sua luta não deverá haver mais interferências até ao fim.

Um trio em vantagem

O campeonato da Liga arranca de novo, para prosseguir sem interrupções durante as próximas 12 jornadas. É caso para abrir a boca de espanto, depois de tantas paragens na quadra natalícia, em que alguns perderam ritmo, tendo sido raros os casos em que outros reapareceram com mais força.

Dobrada a primeira volta e com a jornada número 17 à vista, tem-se a sensação de estarmos perante uma prova a que já não estávamos habituados. Benfica, Sporting e FCPorto, por enquanto por esta ordem, estão no topo da tabela e deixam indicações de que na sua luta não deverá haver mais interferências até ao fim.

Aumenta assim a expectativa não apenas sobre o desenrolar do campeonato, mas igualmente como irá acabar, uma vez que o trio da dianteira tem dado provas de que qualquer um pode chegar ao sim com capacidade para se instalar no primeiro lugar do pódio.

A janela de transferências encerra-se definitivamente nesta sexta-feira. E, sem surpresas imprevisíveis de última hora, não se pode falar de alterações radicais.

Apenas o Sporting, contrariando o repetido discurso do seu Presidente, se decidiu pelo reforço do seu plantel, num reconhecimento tácito de que o grupo ao dispor de Leonardo Jardim era de facto exíguo face às exigências que o resto da temporada ainda comporta.

Neste arranque para a recta final, os leões apresentam-se com alguma vantagem: têm apenas de cumprir os 14 jogos que restam do campeonato, enquanto aos seus mais directos competidores esperam ainda outras competições, tais como a Liga Europa, a Taça de Portugal e a Taça da Liga.

Um calendário exigente para benfiquistas e portistas não significa, porém, que o terreno esteja mais aplanado para os leões. Em cada jogo, a começar já pela Académica, em Alvalade, onde os estudantes costumam apresentar-se com algum atrevimento.

Mas também os outros dois grandes têm tarefas difíceis a cumprir. Veremos como vão sair de Barcelos e do Funchal, com a quase certeza que ambos vão ser colocados perante grandes dificuldades.