Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Tento na língua

30 jan, 2014 • Ribeiro Cristóvão

Se havia dúvidas, fica de novo confirmado que são novos e diferentes os tempos que se vivem no Sporting Clube de Portugal.

Tento na língua

Durante vários anos, o Sporting foi conhecido como um clube onde os seus associados e adeptos se julgavam com direito a interferir em tudo e em todos os momentos, mesmo naquelas matérias que eram de exclusiva responsabilidade dos dirigentes em funções. Rara era a semana em que não se registava um qualquer episódio desse tipo.

Dizia-se, e com fundamento, que o facto de o clube de Alvalade possuir demasiadas “capelinhas” – Conselho Leonino, Leões de Portugal, Cinquentenários, etc.- contribuía para o estado anárquico em que muitas vezes mergulhava, sem que se vislumbrasse autoridade através da qual se tornasse possível pôr travão a alguns desmandos e calar certas bocas.

A tudo isto juntava-se ainda a ausência de títulos conquistados pela equipa principal de futebol, o que produzia um maior mal-estar entre a família leonina.

Com a entrada de Bruno de Carvalho para a presidência do Sporting, parece ter-se iniciado um novo estilo de governação em Alvalade, de que há já provas irrefutáveis na meia dúzia de meses que leva no exercício da função, embora algumas tomadas de posição e declarações mais contundentes também tenham merecido oportunos reparos.

Veio agora a público a notícia que dá conta da primeira baixa registada no Conselho Leonino, claramente por razões disciplinares. Luís Manuel Lobato, eleito nas listas do candidato Carlos Severino, utilizara as redes sociais para criticar com veemência o comportamento dos responsáveis leoninos após o recente afastamento do Sporting da Taça da Liga.

Porque não teve tento na língua, foi-lhe aberta de imediato a porta de saída, com a exigência de um pedido de desculpas pelas afirmações desprestigiantes proferidas, e o abandono de um cargo no qual não chegou a aquecer o lugar.

Se havia dúvidas, fica de novo confirmado que são novos e diferentes os tempos que se vivem no Sporting Clube de Portugal. Tem agora aquilo que lhe faltou durante anos a fio: um Presidente que exerce funções na plenitude e disposto a bater-se, sem receio, em todas as frentes, ainda que arrostando com consequências nem sempre muito agradáveis.