Ouvir Emissão
Acabou de Tocar PUFF DADDY / FAITH EVANS - I'LL BE MISSING YOU Acabou de Tocar

CDS

As cinco prioridades de Paulo Portas

Entre as várias medidas, o CDS quer a suspensão do TGV e quer a introdução de limites ao endividamento na Constituição.
14-05-2011 9:55
O líder do CDS-PP, Paulo Portas, apresenta hoje o manifesto eleitoral do partido às próximas legislativas, um documento que visa responder a “cinco questões essenciais” e que tem em conta o programa de ajuda externa.

Mais conciso que um tradicional programa eleitoral, o documento visa responder a “cinco questões” consideradas essenciais pelo CDS-PP no actual momento económico e financeiro do país.

Paulo Portas já tinha identificado as prioridades: saber como pagar a dívida, apostar na produção e na exportação visando o crescimento e o emprego, apostar na Justiça e Segurança e valorizar as questões sociais.

As cinco prioridades do CDS para o país

Pagar o que devemos. Sanear as finanças públicas
1. Suspender o TGV
2. Introduzir limites ao endividamento na Constituição
3. PPP´s não entram em vigor antes do visto do Tribunal de Contas
4. Racionalizar Juntas e Câmaras sem tocar no sentimento de identidade.
5. Prescrição de Medicamentos por Denominação Comum Internacional (DCI) e em Unidose
6. Princípio de que tem de ser melhor trabalhar e pagar impostos do que não querer trabalhar e viver de subsídios
7. Introdução de limites radicais ao Outsorcing
8. Empresas públicas, Institutos Públicos, Fundações, Agências e Grupos de Missão do Estado: 90 dias para identificar os que são desnecessários
9. Aumentar penas por crimes de fraude fiscal
10. Criar equipas de reacção rápida contra a prescrição de dívidas fiscais
11. Recuperação de receitas através de Arbitragem Fiscal

Pôr a economia a crescer
1. Atribuir Créditos Fiscais às PME´s que contratem mais, que exportem mais e que reinvistam.
2. Negociar em Bruxelas um regime de IVA de Caixa para as empresas mais pequenas
3. Aceleração do pagamento das dívidas do Estado
4. Mudar a missão da CGD – A Caixa tem de ser um banco de fomento às PME´s
5. Nova Autoridade da Concorrência
6. Agricultura – Alcançar a auto-suficiência alimentar em termos globais (medido em valor) no prazo de 7 anos
7. Garantir o investimento no PRODER
8. Prioridade absoluta à Agricultura, Mar, Turismo, e Industria Exportadora
9. MNE como Ministério das Exportações e Investimento
10. Permitir a renovação dos contratos a termo que caducam em 2011
11. Os ganhos de produtividade das empresas atribuídos ao factor salário devem reflectir-se no salário do trabalhador

Evitar a exclusão social
1. Defender o poder de compra das pensões mínimas – descongelar as pensões sociais, rurais e mínimas
2. Generalização do programa de combate ao desperdício alimentar
3. Contratualização com as Misericórdias e IPSS
4. Dar força à economia social: comparticipações do QREN nas IPSS´s iguais às autarquias
5. Promover o Programa de Trabalho Activo e Solidário
6. Majorar o subsídio de desemprego para os casais com filhos
7. Planos focados nas doenças oncológicas, doenças raras, demências e doenças crónicas
8. Criar uma Rede Nacional de Cuidados Paliativos

É preciso ter o elevador social a funcionar
1. Autonomia escolar
2. Reforçar a autoridade dos Professores
3. Instituir exames nacionais no final de cada ciclo escolar
4. Modelo de avaliação de Professores inspirado no do Ensino Particular e Cooperativo
5. As Universidades devem dar aos jovens o índice de empregabilidade dos cursos
6. Arrendamento – Não permitir não pagar a renda e ficar com o contracto
7. Corrigir as injustiças do Código Contributivo com os jovens a Recibo Verde
8. Permitir a liberdade de escolha aos jovens na programação das suas poupanças

A Justiça é uma prioridade a Segurança é uma responsabilidade
1. Uma Justiça responsável e responsabilizável – mais poderes para o Presidente da República para nomear membros do Conselho Superior do Poder Judicial e do Conselho Superior do Ministério Público.
2. Uma justiça que não deixe a Economia à espera – Bolsas de Juízes para resolver atrasos crónicos, carreiras planas, contingentação processual, formação comum para todos os agentes da justiça, novo processo judicial mais expedito
3. Limitação extrema dos magistrados em comissão de serviço fora da magistratura
4. Apostar na Arbitragem
5. MAI com poderes reforçados na política penal, processual penal e de execução de penas
6. Julgamentos rápidos para os crimes praticados em flagrante delito
7. Aumentos de penas para os casos de reincidência
8. Maior rigor na execução de penas relativas a penas graves
9. Libertar a polícia de tarefas burocráticas
10. Princípio dos concursos anuais com reposição de efectivos das forças de segurança
11. Atenção imediata à segurança nas áreas metropolitanas

PARTILHAR

Mais opinião de CDS
Comentários (16)
  • » felisteus, ptgl, 08-09-2011 12:41

    O Senhor Paulo Portas escreve no papel e passa para a comunicação Social o que entender, mas como não vai GOVERNAR, até PODE PROMETRE A LUA AOS PORTUGUESES, contudo, o que ele defende é IGUAL ao PSD e PS: - DEFEMDEM o BEM ESTAR do GRANDE CAPITAL e a MISÉRIA dos que trabalham e dos REFORMADOS. Quem DEFENDE O BEM ESTAR DOS TRABALHADORES e REFORMADOS É o PCP e o BE!
  • » Ferreira, Anadia, 08-09-2011 12:41

    Não sou CDS nem pouco mais ou menos , mas este Sr com estas medidas para mim merece nota maxima
  • » KOL, Burgos, 08-09-2011 12:41

    Parabens pelo programa. Tem o meu voto e a nossa derradeira esperança... Nunca pensei dizer isto...
  • » Diogo Couto, Viana, 08-09-2011 12:41

    Bom programa. Se tiver persistencia e força para ultrapassar todos os obstaculso que se vao opor (a malta dos grandes tachos e seus poderios politicos e economicos), acho que será excelente para o país. Tá aí um bom programa, a principio ja tem o meu voto.
  • » Vieira, Vieira, 08-09-2011 12:41

    Voto em ti se me disseres como vais fazer isso
  • PUB
  • » António Melo, Lisboa, 08-09-2011 12:41

    Acabou de perder o meu voto para o PSD. Arrogância camuflada com humildade com um programa de meras intenções fugindo a comprometer-se. Para este programa cheio de "boas " intenções não viabilizou debates com um prévio programa , escudando-se sempre com prudência e nada dizendo ...... intenções está o mundo cheio. Preocupado com as pensões .... porque não propõe que acabe com os doze anos para a reforma dos deputados ? São mais importantes que o povo que os elegeu ? As reformas cumulativas ? Enchem a barriga e estão preocupados com as pobres pensões baixas ..... só para rir de tanta hipocresia.
  • » RS, Oliveira de azemeis, 08-09-2011 12:41

    É so pena nao poder ver assimclaro, o plano dos outros partidos
  • » ana, lisboa, 08-09-2011 12:41

    5 boas medidas para os capitalistas, mas esqueceu-se de medidas que favoreçam os que mais precisam e essas são 95 para fazer os 100%
  • » Jose freitas, Faro, 08-09-2011 12:41

    "Aumentar penas por crimes de fraude fiscal " A justiça nem os pedolilos prende....Estamos fartos de utopias....Começem por os verdadeiros criminosos que já não está mal!
  • » Jfernandes, Pombal, 08-09-2011 12:41

    Quando diz que em 90 dias deverão ser identificados os organismos desnecessários, conclui-se que posteriormente, talvez em 50 anos sejam extinos os desnecessários. Penso que não estou errado.
  • PUB

Deixe aqui o seu comentário relativo a este artigo. Todos os comentários estão sujeitos a mediação.

Tem 1500 caracteres disponíveis

Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.




INFORMAÇÃO      BOLA BRANCA      PROGRAMAÇÃO      MÚSICA      MULTIMÉDIA      OPINIÃO