Tempo
|

Francisco Sarsfield Cabral

Turbulência no Médio Oriente

01 abr, 2015 • Francisco Sarsfield Cabral

São, sobretudo, dois os grandes conflitos que incendeiam a região: a rivalidade entre o Irão e a Arábia Saudita e a guerra religiosa que opõe xiitas a sunitas.

A situação no Médio Oriente está complicada. Não é só a paralisia do processo de paz entre Israel e os palestinianos. São sobretudo os dois grandes conflitos, em parte coincidentes, que incendeiam a região: a rivalidade entre o Irão e a Arábia Saudita; e a guerra religiosa que opõe xiitas a sunitas.

A influência iraniana na zona aumentou nos últimos anos – na Síria, no Iraque, na Líbia, no Líbano, etc. A população do Irão é muçulmana xiita mas não árabe. Por proposta do Egipto, a Liga árabe (onde predominam os sunitas) resolveu criar uma força militar conjunta.

Uma coligação liderada pela sunita Arábia Saudita combate os rebeldes do Iémen, os houthis (um ramo dos xiitas). Para já com violentos ataques aéreos, mas não é de excluir que os 150 mil militares sauditas que estão na fronteira do Iémen avancem para operações terrestres. Ora, o Iémen está em guerra civil há praticamente um século…

Entretanto, a aviação americana ajuda as forças xiitas iraquianas, e também iranianas, a desalojar o bárbaro “Estado Islâmico”, predominantemente sunita, da cidade de Tikrit.