Emissão Renascença | Ouvir Online

Nota de abertura

10 abr, 2013

Encíclica “Pacem in terris” teve a visão profética de um mundo a globalizar-se. Faz 50 anos, aniversário que coincide com os 76 anos da Rádio Renascença, que faz do serviço aos homens e mulheres o seu caminho.

Estão a cumprir-se 50 anos sobre a publicação da encíclica “Pacem in terris”, do Papa João XXIII. O aniversário deve proporcionar uma reflexão sobre um documento vindo a lume meses depois da crise dos mísseis em Cuba, em plena guerra fria.

Considerada por muitos como um dos mais completos tratados de moral política saídos da doutrina social da Igreja, a “Pacem in terris” teve a visão profética de um mundo a globalizar-se. João XXIII escreveu, por isso, que nenhum país pode, apenas por si mesmo, proteger a paz ou evitar a guerra, tal a interdependência entre todos.

Consequentemente, ousou propor uma organização capaz de definir o bem comum universal – sem esquecer que as mudanças individuais potenciam as transformações colectivas.

Cinquenta anos depois, o mundo está de facto globalizado. Entretanto, a crise económica e os conflitos que por estes dias se desenham mostram a urgência de não se perder de vista a verdade sobre o homem; e de continuar a afirmar o bem comum como alicerce da vida social.

Os 50 anos da “Pacem in terris” coincidem com os 76 anos da Rádio Renascença, emissora católica portuguesa: uma rádio da Igreja que, como a Igreja, faz do serviço aos homens e mulheres deste tempo o seu caminho.