O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
A+ / A-

​Curta-metragem portuguesa seleccionada para o festival de Sundance

04 dez, 2017 - 23:59

Filme de Gonçalo Almeida "Thursday Night" num dos mais importantes dedicados ao cinema independente.
A+ / A-

A curta-metragem "Thursday Night", do realizador português Gonçalo Almeida, foi seleccionada para a competição do Festival de Cinema Independente de Sundance, nos Estados Unidos.

O filme, uma ficção de quase oito minutos, está seleccionado para a competição de curtas-metragens de Sundance 2018, que decorrerá entre 18 e 28 de Janeiro na cidade de Park City, no Utah, avança a Agência da Curta Metragem.

O festival de Sundance é considerado um dos mais importantes dedicados ao cinema independente. Esta é a segunda vez que uma curta-metragem de produção exclusivamente portuguesa é seleccionada para a competição.

Este ano, no festival esteve em competição o filme "Pedro", de André Santos e Marco Leão.

Inspirado no álbum "Thursday Afternoon" (1985), de Brian Eno, "Thursday Night", de Gonçalo Almeida, é descrito como "um thriller fantástico protagonizado por duas cadelas: a dócil Bimbo que uma noite recebe a visita da misteriosa Dakota para lhe entregar uma mensagem".

"Thursday night" teve estreia em Julho passado no festival Curtas Vila do Conde e já passou por outros festivais. Venceu o prémio de Melhor Curta-Metragem Portuguesa no Motelx e o de melhor realização no Fantastic Fest, no Texas.

Antes de chegar a Sundance, o filme de Gonçalo Almeida será exibido este mês em 34 localidades portuguesas, no âmbito do programa internacional "O Dia Mais Curto", associando-se ao solstício de Inverno.

Gonçalo Almeida, 31 anos e natural de Santiago do Cacém, estudou design gráfico em Portugal e cinema no Reino Unido. Actualmente finaliza a primeira longa-metragem, "Faz-me companhia".

Na semana passada, a organização de Sundance tinha anunciado a selecção de longas-metragens para todas as categorias do festival, num total de 110 filmes de 29 países.

O festival de Sundance é organizado pelo Sundance Institute, fundado pelo actor e produtor Robert Redford, com o objectivo de promover novos realizadores e produções independentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.