Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Centeno eleito presidente do Eurogrupo: “Gerar consensos é a única maneira de avançar"

04 dez, 2017 - 16:13

Ministro das Finanças português já reagiu, em conferência de imprensa, à sua eleição.

A+ / A-
Presidente Centeno em inglês: "Estou com grandes expectativas em relação a Janeiro de 2018"
Presidente Centeno em inglês: "Estou com grandes expectativas em relação a Janeiro de 2018"

O presidente eleito do Eurogrupo, Mário Centeno, diz ter aprendido com o exemplo do líder cessante no cargo, Jeroen Dijsselbloem, a importância dos consensos, “a única maneira de avançar”.

“Gerar consensos é a única maneira de avançar, temos que aprender com as lições dos outros”, disse Centeno, esta segunda-feira, depois de Dijsselbloem ter avançado que o único conselho que tem para lhe dar é o de manter o caminho que foi traçado, “sem relaxar” na estabilidade orçamental.

Ambos falavam na conferência de imprensa após a eleição de Centeno para presidente do Eurogrupo.

Por seu lado, o ministro das Finanças falou da importância de “reforçar a zona euro”, lembrando que “estamos a enfrentar desafios diferentes dos que se colocavam até recentemente”.

O ministro das Finanças foi eleito esta segunda-feira presidente do Eurogrupo, ao impor-se na segunda volta da votação realizada em Bruxelas, anunciou o Conselho da União Europeia.

Centeno foi o mais votado na primeira volta (oito votos), após a qual saíram da “corrida” a letã Dana Reizniece-Ozola e o eslovaco Peter Kazimir, tendo o ministro português derrotado o candidato luxemburguês Pierre Gramegna na segunda volta da eleição.

Centeno torna-se, assim, o terceiro presidente da história do fórum de ministros das Finanças da zona euro, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker e do holandês Jeroen Dijsselbloem. Centeno iniciará a 13 de Janeiro um mandato de dois anos e meio, até meados de 2020.

Centeno disse que a candidatura portuguesa à presidência do fórum de ministros das Finanças da zona euro foi construída “com muita credibilidade e esforço”.

Na mesma conferência de imprensa, Jeroen Dijsselbloem destacou que Mário Centeno foi o escolhido entre "quatro candidatos excelentes" à sua substituição, desejando-lhe felicidades no futuro cargo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    04 dez, 2017 Porto 18:29
    O Mundo está mesmo esquisito....
  • Filipe
    04 dez, 2017 évora 17:26
    Claro ! Só interessa na engorda da conta bancária desse tipo , o que melhora ao fim do mês para 9 milhões e tal de Portugueses ?

Destaques V+