Tempo
|
A+ / A-

Número de mortos por legionella sobe para seis

04 dez, 2017 - 12:11

É mais uma morte decorrente do surto que começou no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa. Fim do surto foi declarado há uma semana. Dois doentes continuam nos cuidados intensivos.

A+ / A-

Subiu para seis o número de mortos causado pelo surto de legionella no Hospital São Francisco Xavier. A informação é avançada pela Direção-geral da Saúde (DGS) em comunicado.

A última vítima é um homem de 87 anos que estava internado no Hospital Egas Moniz desde o dia 7 de Novembro.

Numa nota datada de dia 3 de Dezembro, a directora-geral da Saúde lamenta mais esta morte. Segundo o comunicado da DGS, o doente tinha várias doenças associadas e estão “em curso as diligências necessárias no sentido de esclarecer a causa do óbito”.

No âmbito do surto de legionella no São Francisco Xavier, foram confirmados 56 casos de infecção, sendo que seis doentes acabaram por morrer. Há ainda outros cinco casos de infecção ainda em investigação epidemiológica e laboratorial.

Segundo a DGS, permanecem internados três doentes em enfermaria e dois em cuidados intensivos.

O surto de legionella foi detectado no dia 3 de Novembro e foi dado como terminado no dia 27 do mesmo mês.

A bactéria legionella é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia.

A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infecção, podendo ir até 10 dias.

A infecção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, tem tratamento efectivo.

Ministro da Saúde pede desculpas a vítimas do surto de legionella
Ministro da Saúde pede desculpas a vítimas do surto de legionella
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    04 dez, 2017 évora 17:38
    Foram os contaminados que subiram o telhado e andaram a ganzar nas torres de refrigeração ! No fim tem águas estagnadas dentro dos hospitais e nem sabem , cabe lá na cabeça de gente que não é drogada nem bêbada crónica que as torres de refrigeração tenham tido a coragem de contaminar gente internada do hospital quando expele para o exterior e mais ninguém no exterior seja contaminado ? Afinal quem é essa Diretora Geral de Saúde se não sabe pensar ?

Destaques V+