Tempo
|
A+ / A-

Futebol

Provedor da Ética no Desporto defende intervenção imediata do Estado

04 dez, 2017 - 12:45 • João Fonseca

Manuel Sérgio explica que os comportamentos só irão melhorar quando se ensinarem os valores do desporto nas escolas. Provedor quer maior intervenção numa área da sociedade que considera estar "inquinada".

A+ / A-

O provedor da Ética no Desporto, Manuel Sérgio, considera que "este é o momento para o Estado intervir", após as ocorrências disciplinares verificadas nos últimos dias, com destaque para o Dragão, Aveiro e Coimbra.

O dirigente compreende a posição assumida pelos governantes porque, "se o Estado é muito interventivo, logo é acusado de cercear a liberdade dos clubes". No entanto, Manuel Sérgio defende, em Bola Branca, que, perante um desporto "inquinado", é preciso actuar e "não é por falta de leis".

"Temos leis, muitos vezes a gente não as cumpre. Há necessidade de nós todos, comunicação social e escola, lutarmos por um desporto. Isto vai à raiz do problema, as pessoas não sabem o que é desporto. As pessoas têm que entrar num estádio como quem entra num templo. O estádio tem que ser um espaço onde se cultivam determinados valores", sublinha, ainda, Manuel Sérgio.

O provedor espera ver quem prevarica devidamente castigado, mesmo que pelo erro de um tenham que pagar todos e exemplifica: "Não é só um, muitas vezes esse um representa muita gente e é difícil descortinar quem são verdadeiramente os culpados".

Perante este actual cenário, Manuel Sérgio não enjeita a sanção de castigar os clubes com a interdição dos seus estádios.

"Há necessidade de sancionar os prevaricadores. Há indivíduos que tornam um jogo de futebol num espectáculo onde não se pode ir, pelo menos pessoas decentes, pessoas sensatas. Isto não é desporto, andar ao soco não é desporto, ter ódio não é desporto, passar a vida a dizer mal das outras pessoas não tem nada a ver com desporto", concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANDRE V.
    04 dez, 2017 LEIRIA 16:56
    O clima está tenso no futebol português porque depois de terem sido revelados dados bastantes comprometedores acerca de um clube, e esse mesmo clube nunca os ter desmentido, continuamos à espera de não se sabe bem do quê.. dá a ideia que não há coragem para resolver o problema e enquanto isso vão-se desenrolando a competições internas..enfim
  • Desportista
    04 dez, 2017 PORTO 16:21
    Claro tudo muito lindo. Mas certas atitudes todos vêem na TV debates sobre este ou aquele clube menos bons. Se por um lado todos devem ter um pouco de contenção. A comunicação também deve tomar cuidado. Por vezes vemos na TV comentadores a fazerem perguntas que a melhor resposta por parte de todos era o silêncio. Portanto não se diga que a culpa é de a ou b. Todos são culpados.
  • abilio
    04 dez, 2017 joão 14:26
    Depois de " padres missas diáconos " tb Capela Mesquita agora a solução é " templos e catequese " ups tudo menos acabar com a corrupção tudo menos benfica na 2 divisão .
  • abilio
    04 dez, 2017 joão 14:16
    E como fazem ao benfica 2 divisão ?
  • Antonio
    04 dez, 2017 pombal 13:54
    É preciso castigar quem fala. Todos caladinhos. Deixem trafulhar o regime.
  • mini mendes
    04 dez, 2017 queluz 13:26
    porque o provedor esteve calado no caso dos emails e dos padres e periquitos isso sim o foco de toda a violencia que se assiste agora esta muito nervosinho curioso
  • Antonio
    04 dez, 2017 pombal 13:16
    E para os padres, missas e emails? nada? Aí é que a ética no desporto, e na justiça, deveria ser aplicada

Destaques V+