Tempo
|
A+ / A-

​“Rezar o Advento”. Uma proposta para preparar o Natal “no tempo certo”

30 nov, 2017 - 15:39 • Ângela Roque

Iniciativa é lançada no próximo domingo, o primeiro do Advento. Orações diárias vão estar disponíveis no site e no Facebook do Apostolado da Oração, mas também podem ser recebidas por email.

A+ / A-

“Rezar o Advento” é a mais recente iniciativa do Apostolado da Oração (AO). “Vem na continuidade de outras iniciativas que costumamos propor nos tempos litúrgicos fortes”, explica à Renascença o secretário nacional deste organismo ligados aos jesuítas.

O objectivo, diz, é “ajudar as pessoas a todos os dias terem algum momento de reflexão que as ajude a sintonizar e a preparar-se melhor para o Natal”.

Porque, embora “no comércio e no ambiente das cidades já se esteja a viver o Natal antecipadamente”, para os cristãos “é importante que o tempo de preparação para o Natal seja vivido, de facto, no tempo certo”, sublinha o padre António Valério.

O que esta campanha de Advento pretende é ajudar a fazer esse “tempo de espera, de preparação, para viver o tempo próprio que é o Advento, e depois chegar ao Natal com outra disponibilidade e outra preparação interior”.

A campanha consiste numa proposta diária de oração. As meditações que vão ser partilhadas são da responsabilidade do sacerdote jesuíta Manuel Losa, a partir da antífona de cada dia.

“A antífona”, explica António Valério, “é um refrão que dá entrada para a missa. É um versículo da Bíblia que ajuda a pessoa a contextualizar-se no tempo e no dia que está a viver, por isso é uma porta de entrada para a celebração litúrgica. Este ano decidimos adoptar esse versículo bíblico que está na liturgia diária e propô-lo também como desafio para esta jornada espiritual que cada pessoa é convidada a fazer até ao Natal”.

As orações, “simples e práticas”, vão ser disponibilizadas diariamente, entre 3 e 25 de Dezembro, pelo Apostolado da Oração através do seu site e das redes sociais, mas também podem ser enviadas por correio electrónico. “No Facebook podem inscrever-se num formulário que lá está disponível para poderem receber estas propostas de oração também no email, todos os dias”.

O Apostolado da Oração é a Rede Mundial de Oração do Papa e está, actualmente, presente em 86 países.

A promoção da oração pessoal é uma das suas missões centrais. Ainda recentemente o AO esteve presente na Web Summit, em Lisboa, a divulgar os vários projectos digitais que tem, como o Click to Pray e o Passo-a-Rezar.

A preocupação central tem sido dar resposta às necessidades reais das pessoas: “todas estas propostas são pensadas para os ritmos da vida de hoje, em que as pessoas têm muitas ocupações, vivem muito aceleradas, e nós procuramos ir ao encontro desse ritmo, propondo orações que as ajudem a fazer pequenas pausas e a sintonizar-se com a espiritualidade, com a vida de oração”, diz o padre António Valério, para quem “a grande aceitação que estes projectos têm tido” mostra que “são, de facto, instrumentos muito úteis para a vida espiritual das pessoas”.

Inscreva-se aqui para receber, todos os dias, um oração para o Advento por correio electrónico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cristina Janeira
    07 dez, 2017 Porto 11:55
    Gosto muito da iniciativa. Já recebo o "passo a rezar " Ajuda a preparar o Natal
  • Sandra silva
    04 dez, 2017 Rebordosa 16:54
    Acho optimo para que todo mundo reze assim seja
  • Rui Campos
    04 dez, 2017 Povoa de Varzim 00:02
    Excelente iniciativa bem hajam
  • Natalia Cunha
    03 dez, 2017 Carcavelod 21:46
    Acho uma iniciativa ótimo.
  • Eulalia Maia
    03 dez, 2017 Avintes 21:05
    Actualmente é de grande importância a evangelizar nas redes sociais. Obgd
  • maria luisa jesus do
    03 dez, 2017 entroncamento 20:57
    obrigada pela iniciativa
  • Maria Palmira Barata
    03 dez, 2017 Porto Salvo 15:28
    Uma excelente campanha que nos ajuda a viver melhor o Advento. Obrigada.

Destaques V+