Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fernando Curto. “Um dia destes, não vale a pena ter bombeiros e a GNR faz tudo"

29 nov, 2017 - 22:26

Associação Nacional de Bombeiros Profissionais reconhece competência a António Paixão, novo Comandante Nacional da Protecção Civil, mas considera que lugar deveria ser para um bombeiro.

A+ / A-

É mais uma decisão que desvaloriza os bombeiros portugueses, diz a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais comentando a escolha do coronel da GNR, António Paixão, para novo Comandante Nacional da Protecção Civil.

Fernando Curto contesta o que diz ser uma estratégia já habitual do Governo.

“Sistematicamente vemos oficiais da GNR a ocupar cargos de comando dos bombeiros portugueses. O Governo, com estas medidas e estas nomeações, tem ao longo dos anos desvalorizado os bombeiros. Não vejo um bombeiro a comandar uma brigada da GNR”, disse.

Apesar destas críticas, Fernando Curto reconhece mérito e competência a António Paixão.

“O coronel Paixão é uma pessoa extremamente competente, extremamente completa, uma pessoa a quem reconhecemos os maiores méritos na sua actividade enquanto militar, agora, a questão que se coloca é que um dia destes não vale a pena ter bombeiros em Portugal e o dispositivo da GNR faz tudo”, acrescenta.

António Paixão vai ser o próximo Comandante Nacional da Protecção Civil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alberto
    30 nov, 2017 Funchal 15:20
    Estão habituados a ser citados como infalíveis, inatacáveis e acima da crítica...mas custa perceber que são substituíveis.
  • maria
    30 nov, 2017 lisboa 11:48
    para o filipe meu amigo era mais dificil fazer exame da 4 classe antiga do que agora o 12 ano tenho 67 anos a 4 classe e dou licoes ao meu neto que anda no 12 ano desde 1974 que as pessoas deixaram de ser nomeadas por merito e passaram a ser nomeadas por cor partidaria um burro nao pode ser um cao caca e um cao de caca nao pode ser um gato mas ha muita gente que pensa e diz que de um pau pode fazer uma amulete de bacalhau
  • Armando
    30 nov, 2017 Amadora 09:45
    Assino por baixo as declarações de Fernando Curto. Os lugares de comando, devem ser atribuidos a quem sabe do "ofício", e nunca, para uma vez mais, "presentear", pagar favores, ou satisfazer birras! Nada mudou. Continuamos com os boys.
  • Mário
    30 nov, 2017 Lisboa 08:00
    comentários como o do Felipe fazem me lembrar o atraso e a ignorância que este país ainda está mergulhado. Obrigado caro Alfredo por lembrar a está gente o que é a vida de um bombeiro que põem a sua vida para trás para servir os outros.
  • Alfredo
    30 nov, 2017 VNGaia 06:16
    Filipe, sou bombeiro. Sou Engenheiro florestal. Com valências que incluem especialização em fogo florestal. Dei formação a profissionais chilenos e americanos. Já agora...fiz a tropa, mais concretamente 3 anos e meio. Por isso verguei já muito a mola, já estive muitos e muitos dias a pão e (sem) água...chorei a chamar pela minha mãe julgando o momento chegado de morrer. Lamentavelmente há imbecis parasitas e acéfalos como você para de quando em vez aparecerem a desrespeitar homens e mulheres que lutam voluntariamente ano após ano.
  • Zé do Milho
    30 nov, 2017 Amadora 03:49
    Uma vez que vamos ter a Força Aérea e o Exército envolvidos no combate aos incêndios em 2018, em conjunto com os Bombeiros, penso que faz sentido ter alguém militar, GNR, a fazer de charneira entre as várias forças. para além das competências da pessoa em questão, poderá ter sido essa a razão determinante para a sua escolha, e que no meu entender faz sentido.
  • josé
    30 nov, 2017 Ponte da barca 01:34
    Isto não é uma questão de ficar com inveja ou ciumes. Talvez não tenhamos bombeiros suficientemente instruídos visto que a maior parte é voluntário.
  • Filipe
    30 nov, 2017 évora 01:18
    O que estes tipos adoram é terem o controlo da situação para isso querem sempre gente da laia deles , nem que para isso tenham a 4ª classe antiga e o curso de novas oportunidades com equivalência a doutorados ... adoram ser eles a por e dispor , não querem vergar a mola . Muitos nem tropa fizeram , nem sabem o que é combater incêndios , pensam e sonham que combatem mas com barrigas cheias de gordura e alguns quase de fraldas a entrarem para lares de 3 ª idade , lá vão segurando a mangueira . Oh pá , metam essa gente a marchar e a fazer 50 flexões todos os dia para encherem !

Destaques V+