Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Especialista critica “desleixo enorme” de Portugal na gestão dos rios com Espanha

28 nov, 2017 - 22:41

Em entrevista à Renascença, Luísa Schmidt afirma que não há informação suficiente sobre quantidade e qualidade de água que passa na fronteira e arrasa decisão de acabar com as administrações de regiões hidrográficas.

A+ / A-
LUÍSA SCHMIDT D28
Luisa Schmidt entrevistada por José Pedro Frazão

Veja também:


Luísa Schmidt, especialista em Sociologia do Ambiente, critica o “desleixo enorme” de Portugal na gestão dos rios com Espanha.

Em entrevista à Renascença, a investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa afirma que “houve um grande descuido por parte de Portugal, porque nós devíamos ter acompanhado muito mais de perto a Convenção de Albufeira” de gestão comum das águas fluviais.

“Hoje, percebeu-se que não há informação suficiente sobre quantidade e qualidade de água que passa na fronteira. Isto é um desleixo enorme da parte portuguesa”, lamenta a autora do livro “Portugal: Ambientes de mudança. Erros, mentiras e conquistas”.

Luísa Schmidt critica a decisão tomada em 2011, pela então ministra do Ambiente Assunção Cristas, de acabar com as administrações de regiões hidrográficas. “Foi um erro muito grande”, diz.

“Em 2011, acabaram com as administrações de regiões hidrográficas que faziam e ainda fazem todo o sentido, porque são formas de gerir o recurso água através dos rios, têm uma preocupação que vai desde a fonte até à foz e o cuidado de todo o rio ao longo do seu curso. Eram uma espécie de ‘Ovo de Colombo’ que existe em Espanha, em França, e que funcionam”, refere a especialista.

Nesta entrevista à Renascença, Luísa Schmidt defende que Portugal tem de mudar para aproveitar o cada vez mais escasso recurso que é a água.

“Em Portugal e Espanha, 75% da água é usada na agricultura, por isso, para conseguirmos ter água nas nossas torneiras vamos ter de criar uma agricultura que seja menos gastadora de água. E é possível fazer isso. “Por outro lado, é preciso acautelar muito as bacias hidrográficas e pouparmos água em muitas coisas. Em alguns sítios do país, como o Alentejo Lisboa ou Algarve, não faz sentido nenhum regar relvados com água de consumo”, sublinha.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 29 nov, 2017 19:31
    Luísa disse o essencial. É urgente acompanhar a situação com cuidado. É preocupante a tendência que se observa nestes «acordos», onde não há propriamente acordo.
  • pato
    29 nov, 2017 coimbra 10:27
    Pronto ! logo aparece aqui critico a esta Sra, pelo facto de ter apelido alemão ! Pelo facto de alguns alemães serem nazis, não quer dizer que todos o sejam, assim como pelo facto de ao longo dos últimos anos termos tido governantes ladrões, não quer dizer que todos o tenham sido ou sejam. Podridão há em todo o lado e sociedade e não vamos avaliar todos pela mesma bitola. Quanto ao caso das águas, não vamos entrar em guerra com Espanha, pois bastava só a Catalunha, para nos dar porrada. Mas na minha modesta opinião, esta senhora, com o tal apelido alemão, porque não veio há muito mais tempo com esta sua ladainha ? Será que tenha encontrado o momento certo para tentar pôr Portugal à trancada ? Oportunismo saloio!
  • TUGA
    29 nov, 2017 Lisboa 08:23
    Todos os desgovernos têm navegado à vista, sem qualquer estratégia de futuro seja parta o que for!!! Os quatro anos de desgoverno são para se orientarem a eles e a clientela que servem, o resto logo se vê!!!!
  • AA
    29 nov, 2017 LX 01:59
    PARABÉNS A ESTA SENHORAS PORQUE É DAS POUCAS QUE ME PARECE DIZER UMAS VERDADES NESTA MATÉRIA. NÃO SERÁ POR ACASO QUE TEM APELIDO ALEMÃO... PORTUGAL SUBJUGA-SE A ESPANHA QUASE TUDO O QUE NÃO DEVIA. OS ESPANHÓIS DEFENDEM OS INTERESSES DELES E OS BANDALHOS DOS POLÍTICOS PORTUGUESES, DOS SUCESSIVOS GOVERNOS PS, PSD E CDS, NÃO DEFENDEM OS VERDADEIROS INTERESSES DE PORTUGAL. SÃO FRACOS, COBARDES E CORRUPTOS.
  • Janeka
    29 nov, 2017 Olhão 00:26
    Hei...hei...hei... esperem aí. Estamos ocupados no parlamento com várias rinhas de interesses pessoais e políticos, e temos lá tempo para nos ocuparmos de fogos, secas, ou outros assuntos triviais ?
  • 28 nov, 2017 palmela 23:54
    a senhora tem razao ha muita coisa que esta mal em portugal! logo a senhora nao devia vir aqui a renascença marrar com assunçao cristas!
  • LE
    28 nov, 2017 Lx 23:19
    Os espanhóis enviaram técnicos para redigir os acordos, nós enviamos politicos desde há 10 anos. Os espanhois utilizam imagens de satélite para calcular as nossas necessidades de água ao milimetro e diariamente. Para nós isso é ficção cientifca.

Destaques V+