Tempo
|
A+ / A-

Papa pede a Aung Suu Kiy que "cure as feridas" do Myanmar

28 nov, 2017 - 10:56 • Aura Miguel , Filipe d'Avillez

O Papa Francisco e a prémio Nobel da Paz Aung Suu Kyi encontraram-se esta terça-feira na capital do Myanmar. A palavra “rohingya” não foi referida, mas o tema esteve presente em ambos os discursos.

A+ / A-
A prioridade política e espiritual de “curar as feridas” do Myanmar
A prioridade política e espiritual de “curar as feridas” do Myanmar

O Papa Francisco encontrou-se esta terça-feira com os líderes políticos do Myanmar, na capital Nepiedó. Apesar de o problema dos rohingya estar a mais de 300 quilómetros de distância, o assunto esteve presente em ambos os discursos, do Papa e da conselheira do Estado – posição equiparável à de primeira-ministra – Aung Suu Kyi.

Francisco disse aos seus anfitriões que a sua grande prioridade deve ser “curar as feridas” existentes no país.

A primeira a usar da palavra foi Aung Suu Kyi, durante longos anos o rosto da oposição ao regime militar, e que agora ocupa o principal cargo político do país, embora o poder de facto continue nas mãos das Forças Armadas.

A prémio Nobel da Paz, que tem sido criticada por causa da situação de repressão sobre a minoria muçulmana do estado de Rakhine, referiu-se especificamente à questão, embora sem referir a palavra “rohingya”, uma vez que o regime rejeita o termo, considerando que os muçulmanos são bengalis, da mesma etnia que o povo do Bangladesh.

“Entre os muitos desafios que o nosso governo tem enfrentado, a situação em Rakhine tem capturado as atenções do mundo. Enquanto lidamos com assuntos sociais, económicos e políticos de longa data, que minaram a confiança e compreensão, harmonia e cooperação entre diferentes comunidades no Rakhine, o apoio do nosso povo e dos nossos bons amigos, que só desejam o nosso sucesso, tem sido inestimável”, disse Aung Suu Kyi.

A líder birmanesa referiu-se depois à mensagem do Papa para o dia Mundial da Paz de 2017, em que aponta as bem-aventuranças como “programa e desafo para líderes políticos e religiosos” na construção da paz. “Sua Santidade, os dons da compaixão e encorajamento que nos traz serão estimados e levaremos a peito as suas palavras na mensagem pelo Dia Mundial da Paz”, disse.

Francisco agradeceu as palavras da conselheira do Estado e referiu-se ao que considera ser a verdadeira riqueza do Myanmar. “O Myanmar foi abençoado com o dom de uma beleza extraordinária e numerosos recursos naturais, mas o maior tesouro dele é, sem dúvida, o seu povo, que sofreu muito e continua a sofrer por causa de conflitos civis e hostilidades que duraram muito tempo e criaram profundas divisões.”

“A cura destas feridas não pode deixar de ser uma prioridade política e espiritual fundamental”, disse o Papa, “o árduo processo de construção da paz e reconciliação nacional só pode avançar através do compromisso com a justiça e do respeito pelos direitos humanos”.

Ao contrário de Aung Suu Kyi, Francisco não se referiu nunca directamente ao problema em Rakhine, mas sublinhou a importância do respeito pelos diferentes grupos étnicos. “O futuro do Myanmar deve ser a paz, uma paz fundada no respeito pela dignidade e os direitos de cada membro da sociedade, no respeito por cada grupo étnico e sua identidade, no respeito pelo Estado de Direito e uma ordem democrática que permita a cada um dos indivíduos e a todos os grupos – sem excluir nenhum – oferecer a sua legítima contribuição para o bem comum.”

Religiões pela paz

O Myanmar (antiga Birmânia) é de esmagadora maioria budista, mas há minorias muçulmanas – como os rohingya – e cristãs, incluindo uma pequena percentagem de católicos, quase todos descendentes de portugueses. Aung Suu Kyi referiu-se a estes dizendo ao Papa que “os filhos da sua Igreja neste país são também filhos do Myanmar, amados e estimados”, e recordou que ela mesmo estudou num colégio católico em Rangum, “o que me leva a pensar que tenho direito a uma bênção especial sua”, brincou.

O Papa Francisco disse no seu discurso que as religiões têm um papel importante a desempenhar na construção da paz. “As diferenças religiosas não devem ser fonte de divisão e difidência, mas sim uma força em prol da unidade, do perdão, da tolerância e da sábia construção da nação.”

“As religiões podem desempenhar um papel significativo na cura das feridas emocionais, espirituais e psicológicas daqueles que sofreram nos anos de conflito. Impregnando-se de tais valores profundamente enraizados, elas podem ajudar a extirpar as causas do conflito, construir pontes de diálogo, procurar a justiça e ser uma voz profética para as pessoas que sofrem”, concluiu.

Termina assim o programa oficial do Papa em Nepiedó, uma cidade que foi inaugurada apenas em 2006, tendo sido construída de raiz para ser a nova capital do país. Francisco regressa a Rangum, a principal cidade do Myanmar. Na quinta-feira parte para o Bangladesh, de onde regressa no sábado para Roma.

A Renascença com o Papa em Myanmar e no Bangladesh. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Quem são os rohingya, que fogem aos milhares de Myanmar?
Quem são os rohingya, que fogem aos milhares de Myanmar?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+