Tempo
|
A+ / A-

Zimbabué. Novo Presidente declara aniversário de Mugabe feriado nacional

27 nov, 2017 - 16:13

Ainda que lhe aponte erros, o novo Presidente diz que Mugabe foi um mentor.

A+ / A-

O Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, declarou, esta segunda-feira, que a data de aniversário de Robert Mugabe, 21 de Fevereiro, será feriado nacional.

A decisão foi publicada numa nota governamental na sexta-feira, data em que Emmerson Mnangagwa, demitido por Mugabe do cargo de vice-presidente a 6 de Novembro, tomou posse como Presidente provisório do Zimbabué, três dias depois de Mugabe resignar.

Reconhecendo os erros do passado durante o Governo presidencialista de Mugabe, Mnangagwa, que chegou a ser muito próximo do ditador, descreveu o ex-líder como mentor.

Os funcionários do partido no poder - União Nacional Africana do Zimbabué – Frente Patriótica (ZANU-PF) - continuaram também a louvar o papel anterior de Robert Mugabe, de 93 anos, na evolução do país.

A ideia de determinar o dia de aniversário de Mugabe como feriado nacional começou a ser discutida durante a governação de Mugabe.

Esta segunda-feira as forças de segurança do Zimbabué, que reportaram casos de saque e ocupação ilegal de fazendas e casas após a demissão de Mugabe, garantiram que a situação no país "voltou à normalidade".

A polícia, em grande parte ausente das ruas de Harare durante a transição de liderança, revelou que assumirá o papel "estipulado na Constituição" e realizará patrulhas conjuntas com os militares, inclusive no distrito central de negócios de Harare, capital do Zimbabué.

Muitos zimbabuenses elogiaram as forças armadas pelo papel que desempenharam, que levou à demissão de Mugabe, a 21 de Novembro, mas rejeitam a polícia por suposta corrupção.

Quanto à Igreja Católica do Zimbabué, o líder da conferência de bispos exortou o novo Governo do Presidente Emmerson Mnangagwa a trabalhar para a recuperação económica e para as reformas eleitorais, antes de eleições nacionais, em 2018.

O bispo afirmou que estará ao lado do Governo para ultrapassar "todas as formas de sanções que foram impostas ao país".

Os líderes católicos acreditam que as reformas eleitorais vão restaurar a confiança e que "a realização de eleições livres e justas, em 2018, tornará o resultado mais aceitável interna e externamente".

Em actos eleitorais realizados na Presidência de Robert Mugabe, houve alegações de falsificação de votos e violência, que provocou mortos.

Mugabe. A força que lhe deu poder é a mesma que o derrubou
Mugabe. A força que lhe deu poder é a mesma que o derrubou
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    27 nov, 2017 Moura 20:46
    Este é igual ou pior que o outro.

Destaques V+