Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

D. José Traquina. “Quanto mais testemunharem a fé, mais ela cresce"

26 nov, 2017 - 20:27 • Paula Costa Dias

Entrada solene do novo bispo de Santarém decorreu este domingo.

A+ / A-

A Igreja de Santa Clara, em Santarém, encheu-se de fiéis que vieram assistir à entrada solene do novo bispo na diocese de Santarém. D. José Traquina agradeceu e, na homilia, depois de reconhecer que a realidade social é desafiante, dirigiu duas palavras especiais a religiosos e leigos.

Uma delas foi testemunhar. “Testemunhar a fé, a presença de Deus na vida individual, na família e na comunidade”, salientou o bispo para quem “o homem e a mulher, tocados e abençoados por Deus, são chamados a uma vida com elevação”.

Por outro lado, afirmou D. José Traquina, dirigindo-se aos presentes, “quanto mais testemunharem a sua fé, mais ela cresce” porque “a presença de Deus na vida humana não diminui a dignidade de ninguém; é uma graça que gera segurança e previne de escravaturas, antigas e novas.”

Aos religiosos, presbíteros e diáconos, o bispo convidou a “cuidarmos de forma permanente da qualidade do exercício do nosso ministério, pois a hierarquia da Igreja deve estar na primeira linha do testemunho da vida cristã.”

A outra palavra que D. José Traquina dirigiu aos fiéis foi “propor”. “Propor o evangelho deve ser uma prioridade, defendeu o bispo uma vez que “não podemos esperar que a transmissão da fé aconteça em ambiente familiar com a mesma facilidade de outros tempos.” Por isso, “são precisas propostas do encontro com Cristo, propostas de encontro com o evangelho.” E as comunidades cristãs e os movimentos de apostolado deverão “ter esta preocupação de falar das suas propostas, iniciativas que tenham como objectivo o encontro com Cristo”, salientou o novo bispo de Santarém.

No final da Missa, decorreu uma sessão de saudações no Convento de S. Francisco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+