Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

É preciso ouvir os jovens, diz o novo director da pastoral juvenil

25 nov, 2017 - 20:01 • Paula Costa Dias

Filipe Diniz foi apresentado este sábado e deu a conhecer à Renascença as suas prioridades.

A+ / A-

O novo director do departamento nacional da pastoral juvenil diz que é preciso ouvir os jovens portugueses. Filipe Diniz apresentou-se aos secretariados diocesanos e, à margem da reunião, apresentou à Renascença as suas prioridades.

Para o sacerdote “é preciso perceber que prioridades é que sentimos, primeiro que tudo, nas dioceses, e perceber o que é que nós podemos também ser para a pastoral juvenil a nível nacional.”

Uma responsabilidade maior para o departamento, especialmente numa altura em que o Papa prepara o Sínodo dos jovens. Em Portugal, e segundo testemunhos de responsáveis pelos secretariados diocesanos da pastoral juvenil, é difícil levar os jovens a participarem nas actividades. Por isso, o Padre Filipe Diniz diz que “é preciso repensar as actividades que propomos, o modo como as fazemos e o modo como mobilizamos os jovens.”

O jovem, salienta o Padre Filipe Diniz, “precisa de um líder, se não há líder, se o líder não mobiliza, o jovem não vem.” Daí que “a pastoral juvenil a nível nacional tem de se preocupar com os seus líderes, com os seus responsáveis”, para que depois os jovens apareçam.

Em termos de actividades, o departamento nacional da pastoral juvenil vai levar a cabo a 6 de Janeiro, as suas jornadas nacionais em Fátima, e a 5 e 6 de Maio realizará o Fátima Jovem. As restantes actividades que anualmente o departamento organizava vão ser repensadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+