Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

D. Manuel assenta os cinco tijolos para uma Europa mais unida

25 nov, 2017 - 13:48

Migrantes são um recurso e não um peso, diz o Patriarca de Lisboa, numa conferência organizada pela Comissão Nacional Justiça e Paz.

A+ / A-

A Europa precisa de Pontes, feitas de diálogo, inclusão, solidariedade, desenvolvimento e paz, diz o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Numa conferência esta manhã, organizada pela Comissão Nacional Justiça e Paz, D. Manuel enumerou cinco bases, ou tijolos, para edificar uma Europa mais unida numa altura em que o continente é confrontado pela chegada de centenas de milhares de refugiados.

“O primeiro tijolo é o diálogo, temos de nos entender como somos e com as tradições religiosas que transportamos e que nos unem, porque isso é o que somos nós, o resto é abstracção”, disse.

“O segundo é inclusão, que não é sinónimo de nivelamento indiferenciado – não vale tudo o mesmo – mas acolhimento naquelas diferenças que não ponham em causa antes acrescentem humanidade a todos, porque aprendemos uns com os outros, os migrantes são recurso, não são peso.”

“O terceiro tijolo é solidariedade, outra maneira de dizer comunidade. Porque ser comunidade, diz o Papa, implica a ajuda recíproca, portanto não podem ser apenas alguns a carregar os pesos e a fazer sacrifícios extraordinários”, afirmou ainda o Patriarca, citando Francisco.

D. Manuel falou de seguida sobre o desenvolvimento, “o novo nome da paz. Para ser autêntico o desenvolvimento deve ser integral, isto é, promover todos os homens e o homem todo.”

“Finalmente, o quinto tijolo é a paz, porque exige amor pela verdade, sem a qual não podem existir relacionamentos humanos autênticos”, concluiu o cardeal D. Manuel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+